Sobre os processos de teste de software, considere: I. Em um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q39764 Engenharia de Software
Sobre os processos de teste de software, considere:

I. Em um processo de desenvolvimento iterativo, o teste de sistema concentra-se no teste de um incremento que será entregue ao cliente.

II. No teste de integração é feito o planejamento de uma série de testes em que a carga é constantemente aumentada até que o desempenho do sistema torne-se aceitável.

III. A única meta do teste de software é descobrir falhas ou defeitos no software que apresenta comportamento incorreto, não desejável ou em não conformidade com sua especificação.

Está correto o que consta em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - I, apenas.

A assertiva I está correta porque, em um processo de desenvolvimento iterativo, os testes de sistema realmente focam nos incrementos que estão sendo preparados para entrega ao cliente. A ideia é validar cada parte do sistema conforme ela é desenvolvida, garantindo que cada incremento atenda aos requisitos e funcione corretamente antes de ser adicionado ao produto final.

Quanto à assertiva II, esta contém uma imprecisão. O teste de integração tem como objetivo verificar a interação entre os componentes ou sistemas integrados, e não está diretamente ligado ao aumento de carga até que o desempenho torne-se aceitável. Isso que foi descrito se assemelha mais a um teste de desempenho ou carga, o qual é diferente do teste de integração.

Em relação à assertiva III, ela apresenta uma visão limitada dos objetivos do teste de software. Enquanto é verdade que uma das metas do teste é descobrir falhas, o teste de software também visa garantir a qualidade do produto, verificar se atende às expectativas e requerimentos do cliente, e se está pronto para uso em ambiente de produção. Portanto, a única meta não é somente encontrar defeitos.

Para resolver essa questão, é necessário um conhecimento aprofundado nos diferentes tipos de testes de software e em seus objetivos específicos, compreendendo as particularidades de cada um no contexto do desenvolvimento de software.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - Cada incremento do desenvolvimento iterativo gera um produto que já poderá ser utilizado pelo cliente. Portanto, passível de sofrer o teste do sistema (teste do conjunto). Alem do teste do sistema temos testes unitários e testes de interação. Lembre-se também que no desenvolvimento por prototipagem, os protótipos parciais não são usáveis. São por exemplos, telas sem métodos associados (só a casca :))II-O teste descrito é o teste de estresseII-Os testes também são úteis para comprovar que o software faz aquilo que deve ser feito.
De acordo com Sommerville 8a edição cap. 23:

Item I:
O teste de sistema envolve a integração de dois ou mais componentes que implementam funções ou carac-terísticas do sistema e depois o teste desse sistema integrado. Em um processo de desenvolvimento iterativo, o teste de sistema concentra-se no teste de um incremento que será entregue ao cliente; em um processo em cascata, o teste de sistema concentra-se no teste de todo o sistema.

Item II:
Os testes de desempenho devem ser projetados para assegurar que o sistema pode operar na carga necessária. Isso envolve, geralmente, o planejamento de uma série de testes em que a carga é constantemente aumentada até que o desempenho se torne inaceitável.

Item III:
Conforme expliquei no Capítulo 22, o processo de teste de software tem duas metas distintas:
1. Demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende aos requisitos. (..)
2. Descobrir falhas ou defeitos no software que apresenta comportamento incorreto, não desejável ou em não conformidade com sua especificação. (..)

a) I apenas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo