"Veja como se prevenir da dengue; número de casos em 2022 j...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3077609 Atualidades

"Veja como se prevenir da dengue; número de casos em 2022 já é maior que o total de 2021


Mais de 542 mil casos já foram notificados no Brasil, quase o mesmo número que os 544 mil casos de todo o ano de 2021


Publicado em: 12/05/2022


O Brasil vive um surto de dengue e os casos da doença não param de subir em todas as regiões do país. Segundo o Ministério da Saúde, foram notificados 542.038 casos prováveis de dengue entre a primeira e a décima sexta semana epidemiológica (2 de janeiro a 23 de abril) de 2022. Este número é bastante próximo do que foi registrado em todo o ano de 2021, quando foram contabilizados 544 mil casos prováveis de dengue. No período, foram registrados 160 óbitos por dengue no país. 


Os ensaios clínicos da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan estão na reta final, mas enquanto o imunizante não está disponível, é importante manter medidas de prevenção contra a proliferação do mosquito causador da dengue: o Aedes Aegypti. [...]"


Fonte: https://butantan.gov.br/noticias/veja-como-se-prevenir-da-dengue-- numero-de-casos-em-2022-ja-e-maior-que-o-total-de-2021


Sobre o assunto discutido na reportagem, julgue as afirmativas abaixo e analise: 


I.O vírus da dengue é classificado como arbovírus, ou seja, é disseminado por vetores artrópodes como o mosquito Aedes Aegypti.


II. Os flavivírus (família do vírus da dengue) podem infectar células da linhagem monócito-macrófago. Anticorpo não neutralizante pode aumentar a infecção por flavivírus via receptores Fc nas células.


III. A viremia inicial produz sintomas sistêmicos, como febre, calafrios, cefaleia, lombalgias, perda de olfato e paladar além de outros sintomas semelhantes aos da gripe, dentro de 3-7 dias após a infecção.


IV. A prevenção da proliferação do mosquito pode ser obtida por medidas como: evitar o acúmulo de água parada e a pulverização de locais com possibilidade de desenvolvimento do mosquito.


É CORRETO o que se afirma em:


Alternativas