O tratamento não medicamentoso é parte fundamental no contr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q567481 Medicina
O tratamento não medicamentoso é parte fundamental no controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e de outros fatores de risco para Doenças Cardiovasculares (DCV), como obesidade e dislipidemia. Esse tratamento envolve principalmente
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - realizar mudanças no estilo de vida.

O tratamento não medicamentoso é crucial no manejo da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e de outros fatores de risco para Doenças Cardiovasculares (DCV), como obesidade e dislipidemia. Esse tipo de tratamento foca em intervenções que não envolvem medicamentos, mas sim em adotar hábitos que promovam uma melhor qualidade de vida.

Alternativa C: Realizar mudanças no estilo de vida é a abordagem central no tratamento não medicamentoso de HAS e DCV. Isso inclui práticas como a adoção de uma dieta balanceada, a prática regular de exercícios físicos, a redução do consumo de álcool e de tabaco, e o controle do estresse. Essas mudanças são eficazes em reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde cardiovascular de maneira geral.

Alternativas Incorretas:

A - Diminuir a prática de exercícios aeróbicos: Esta alternativa está incorreta, pois o aumento, e não a diminuição, da prática de exercícios físicos, especialmente os aeróbicos, é recomendado para ajudar a controlar a pressão arterial e melhorar a saúde cardiovascular.

B - Aumentar o consumo de ervas medicinais: Embora algumas ervas possam ter propriedades benéficas, não há evidências suficientes de que o aumento do consumo de ervas medicinais isoladamente seja eficaz no tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial.

D - Aumentar o consumo de alimentos calóricos: Esta opção é incorreta, pois uma dieta rica em alimentos calóricos, especialmente aqueles ricos em gorduras saturadas e açúcares, pode piorar o controle da pressão arterial e contribuir para a obesidade e dislipidemia.

E - Aumentar o índice de gordura abdominal: Esta alternativa está totalmente errada, porque um aumento na gordura abdominal está associado a um maior risco de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, sendo, portanto, uma prática que deve ser evitada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa C: realizar mudanças no estilo de vida. O tratamento não medicamentoso, também conhecido como tratamento não farmacológico, é um conjunto de medidas que buscam controlar a hipertensão arterial sistêmica e outros fatores de risco para doenças cardiovasculares. Essas medidas incluem mudanças no estilo de vida, como a prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável e equilibrada, controle do peso e do consumo de álcool e tabaco. A alternativa A está errada, pois a prática de exercícios aeróbicos é incentivada no tratamento não medicamentoso. A alternativa B também está errada, pois o consumo de ervas medicinais não é recomendado como tratamento exclusivo para a hipertensão arterial sistêmica. As alternativas D e E também estão erradas, pois o aumento do consumo de alimentos calóricos e do índice de gordura abdominal podem agravar a hipertensão arterial sistêmica e outros fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo