A testagem para detectar a Covid-19 é essencial para monitor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2675348 Direito Sanitário

A testagem para detectar a Covid-19 é essencial para monitorar o cenário epidemiológico do país e acompanhar a transmissão do vírus. Hoje, o Brasil tem dois principais tipos de testes já em uso para detectar o vírus Sars-Cov-2: RT-PCR e teste rápido de antígeno. Referente aos testes para detecção do vírus, analise as seguintes assertivas:


I. RT-PCR: é um diagnóstico laboratorial, feito por biologia molecular, que permite identificar a presença do material genético (RNA) do vírus Sars-Cov-2 em amostras de secreção respiratória.

II. Teste rápido de antígeno (TR-Ag): esta metodologia é capaz de detectar proteínas produzidas na fase de replicação viral. O TR-Ag positivo determina a presença do vírus na amostra, que é colhida por meio de swab nasal ou nasofaringe, no laboratório ou unidade de saúde.

III. Autoteste de antígeno (AT-Ag): é um teste que poderá ser adquirido nas redes de farmácias e drogarias, em que a pessoa coleta sua própria amostra nasal ou oral (saliva) e, em seguida, faz o teste conforme instruções do fabricante na bula e interpreta o resultado.

IV. RT-PCR: a coleta de amostras para a detecção do vírus em tempo real deve ocorrer o mais precocemente possível, quando o paciente com síndrome gripal (SG) ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG) está na fase aguda da infecção, até o 14º dia após o início dos sintomas. Para pacientes graves hospitalizados, a coleta pode ser feita até o 8º dia do início dos sintomas.


Quais estão corretas?

Alternativas