Sabendo que a existência de mercados perfeitamente competit...
Os bens públicos e os recursos comuns não são excluíveis e estão à disposição de todos que queiram utilizá-los, mas os recursos comuns, por serem rivais, demandam dos formuladores de política econômica a regulação sobre as quantidades deles que podem ser utilizadas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
"Os bens públicos e os recursos comuns não são excluíveis e estão à disposição de todos que queiram utilizá-los, mas os recursos comuns, por serem rivais, demandam dos formuladores de política econômica a regulação sobre as quantidades deles que podem ser utilizadas."
Uma das características dos bens públicos e dos recursos comuns é a não-exclusividade, a qual corresponde à inviabilidade ou, mesmo, impossibilidade de restringir o acesso das pessoas à utilização ou consumo.
No entanto, a não-exclusividade não implica, necessariamente, na característica da não-rivalidade. Isso ocorre no caso emblemático dos peixes de determinada área pública como um lago, estes recursos são não-exclusivos já que todos podem pescá-los, contudo são bens rivais já que a pesca por alguém inviabiliza a pesca por outro.
Neste contexto, surge a necessidade da instituição do "período de defeso" como uma regulação governamental no intuito de impedir ou amenizar a pesca predatória para que não ocorra o exaurimento desses recursos comuns.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Recursos comuns, também conhecidos como bens comuns, são uma categoria de recursos naturais que compartilham características comuns, sendo distintos dos bens públicos e dos bens privados. Eles são caracterizados por serem bens não excludentes, o que significa que é difícil ou custoso excluir pessoas de seu uso, e ao mesmo tempo, são bens rivais, o que implica que o uso de um recurso comum por uma pessoa reduz a quantidade disponível para outras.
Um exemplo clássico de recurso comum é a pesca em alto mar.
TEC
CERTO.
ENUNCIADO
Sabendo que a existência de mercados perfeitamente competitivos é uma exceção, fato que leva a falhas de mercados, julgue o item subsequente.
Os bens públicos e os recursos comuns não são excluíveis e estão à disposição de todos que queiram utilizá-los, mas os recursos comuns, por serem rivais, demandam dos formuladores de política econômica a regulação sobre as quantidades deles que podem ser utilizadas.
COMENTÁRIOS:
A questão trata das classificações dos bens e, especificamente, da distinção entre bens públicos e bens comuns.
- Bens Públicos: não Rivais e não Excludentes
- Semipúblicos: não Rivais e Excludentes (ex universidade pública)
- Bens Comuns: Rivais e Não Excludentes (ex pesca)
- Bens privados: Rivais e Excludentes
A política para bens comuns faz-se necessária para evitar a tragédia dos comuns.
Tragédia dos Comuns
No campo das finanças públicas, uma das teorias mais conhecidas é a da tragédia dos comuns. Trata-se de teoria sobre o comportamento social exposta no célebre artigo The Tragedy of the Commons, de Garret Hardin, em 1968. Em linhas gerais, a teoria sustenta que o uso descoordenado de recursos de propriedade de todos (não rival) tende a levá-los ao exaurimento (rival)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo