Nas pesquisas atuais, o luto é considerado uma profunda tra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: COVEST-COPSET Órgão: UFPB Prova: COVEST-COPSET - 2019 - UFPB - Psicólogo |
Q1375186 Psicologia
Nas pesquisas atuais, o luto é considerado uma profunda transição existencial, com perdas que afetam estruturas de significado na vida. A respeito do luto, é correto afirmar :
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: A

Vamos entender melhor o tema abordado: o luto é um processo psicológico complexo que envolve a reação emocional à perda, frequentemente de um ente querido. Este processo é considerado uma transição existencial significativa, pois afeta profundamente as estruturas de significado na vida da pessoa enlutada.

Justificando a alternativa correta: A alternativa A menciona que "entre os fatores que podem causar complicações no processo de luto, observa-se negação e repressão, ligadas à perda e à dor." Esta afirmação é correta, pois a negação e a repressão são mecanismos de defesa que, quando usados em excesso, podem complicar o processo natural do luto. Esses mecanismos impedem que o indivíduo enfrente adequadamente seus sentimentos de perda e dor, retardando a aceitação e a adaptação a uma nova realidade sem o ente querido.

Analisando as alternativas incorretas:

A alternativa B afirma que "nunca devem ser levadas em conta a maneira de ser das pessoas e suas formas de lidar com situações de crise no tratamento do luto." Esta afirmação é incorreta, pois o tratamento do luto deve considerar as características individuais, já que cada pessoa lida de forma única com a perda.

A alternativa C sugere que "existem padrões que definem quando um ou outro processo de luto está-se instalando." Na realidade, embora existam fases comuns (como a negação, raiva, barganha, depressão e aceitação), o luto não segue um padrão rígido e é uma experiência subjetiva.

A alternativa D diz que "distorções que afetam a expressão do luto, como o adiamento ou a inibição, tendem a encurtar o processo de luto." Esta declaração é incorreta, pois tais distorções geralmente prolongam o luto, ao adiar a confrontação com a realidade da perda.

Por fim, a alternativa E afirma que "certos fatores são menos importantes, em uma cultura que faz com que as pessoas se controlem, não se manifestem e que vivam como se a morte não existisse." Esta afirmação minimiza a importância dos fatores culturais na forma como o luto é vivenciado, o que é incorreto, pois a cultura influencia significativamente as expressões e o entendimento do luto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A.

"Entre os fatores que podem causar complicações no processo de luto, observa-se negação e repressão ligadas à perda e à dor. Estes fatores podem ser exacerbados em uma cultura que faz com que as pessoas se controlem, não se manifestem e que vivam como se a morte não existisse. Há também distorções que afetam a expressão do luto, como o adiamento, inibição ou cronificação do processo. Não há padrões que definam quando um ou outro processo está se instalando, porque também devem ser levadas em conta a maneira de ser das pessoas e suas formas de lidar com situações de crise. Estes itens são importantes para serem considerados pelos profissionais que vão cuidar de pessoas enlutadas, não como um padrão a ser imposto sobre elas, mas como sinais a serem observados. Há uma tendência para "adequar" as pessoas, buscando-se normatização, o que não permite que elas possam viver sua tristeza. Podem ocorrer distorções que afetam a expressão do luto, como o adiamento, inibição ou cronificação do processo."

Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2008000300004

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo