A partir dos teoremas do bem-estar econômico e de impossibi...
Na ausência de imperfeições de mercado, a concorrência perfeita em todos os mercados gera uma alocação eficiente de bens e serviços. Com isso, para se alcançar qualquer situação eficiente no sentido do ótimo de Pareto, a economia deverá ser necessariamente competitiva, conforme preconiza o segundo teorema do bem-estar econômico.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
"Na ausência de imperfeições de mercado, a concorrência perfeita em todos os mercados gera uma alocação eficiente de bens e serviços.
O Primeiro Teorema do Bem-Estar Econômico preconiza que, inexistindo falhas de mercado, a concorrência perfeita permite a obtenção do ótimo de Pareto, situação na qual não é possível melhorar a posição de alguém sem, necessariamente, prejudicar a de outro. A eficiência econômica máxima foi atingida. A primeira parte da assertiva está condizente com o Primeiro Teorema.
O Segundo Teorema do Bem-Estar Econômico, por sua vez, diz respeito à questão da distribuição, preconiza que uma determinada alocação inicial de recursos pode ser realocada e obter uma situação de bem-estar. A obtenção da eficiência independe da alocação inicial de recursos. Em outras palavras, eficiência e distribuição são problemas de resoluções separadas. Um pressuposto do Segundo Teorema é a presença de preferências convexas.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Qual a fonte bibliográfica disso ?
uma situação econômica é ótima no sentido de Pareto se não for possível melhorar a situação de um agente, sem degradar a situação de qualquer outro agente econômico.
Obs: Não confunda “ótimo de Pareto” com “melhoria de Pareto”. O primeiro significa uma situação de eficiência econômica, enquanto o segundo significa apenas uma situação de melhoria de bem-estar total, a partir de uma situação ineficiente economicamente
https://cadernodeprova.com.br/otimo-de-pareto-e-bem-estar-social/#google_vignette
A economia não deverá ser necessariamente competitiva para se alcançar qualquer situação eficiente no sentido do ótimo de Pareto. O segundo teorema afirma que, nessas condições (economia competitiva) sempre haverá alocação ótima de Pareto.
Errada.
Até um monopólio pode ser eficiênte no sentido de Pareto, caso fizesse discriminação de preços em 1 grau, eliminando todo peso morto. Uma farçanha apenas teórica, mas os mercados de concorrência perfeita também são.
Boa questão.
Contra exemplo: monopólios naturais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo