Em relação à utilização de coordenação modular em edificaçõe...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NBR 15873 - Coordenação Modular para Edificações
2.17
módulo básico: menor unidade de medida linear da coordenação modular, representado pela letra M, cujo valor normalizado é M = 100mm.
LETRA C
a) Um componente modular pode ter dimensões não modulares, (por exemplo a espessura), se estas dimensões não interferirem na coordenação com outros elementos ou componentes ou se, no projeto da edificação, tal componenete se combinas a outros de modo que a soma das medidas resulte novamente em um múltiplo de M.
b) Incremento Submodular é a fração do módulo básico usada quando há a necessidade de um incremento menor que o módulo básico para facilitar a coordenação modular. Tem os seguintes valores normalizados: M/2=50 mm, M/4=25mm, M/5= 20mm.
d) O incremento submodular não pode ser usado para substituir o módulo.
e) Os multimódulos são utilizados para melhor articular elementos construtivos.O uso de multimódulos com o maior número de divisores também modulares aumenta as possibilidades de compatibilização de elementos e componentes construtivos de diferentes tipos, funções e origens.
De acordo com a NBR 15873/10 - Coordenação Modular para Edificações:
A - Um componente modular não pode ter dimensões não modulares, pois estas terão interferência na coordenação com outros elementos.
4.3 Definições das medidas de fabricação de um componente modular
Um componente modular pode ter dimensões não modulares, (por exemplo a espessura), se estas dimensões não interferirem na coordenação com outros elementos ou componentes ou se, no projeto da edificação, tal componenete se combinas a outros de modo que a soma das medidas resulte novamente em um múltiplo de M.
B - Submódulo é a fração do módulo básico do projeto e, para evitar excessos de divisões dos componentes, recomenda-se a utilização da menor fração M/2, ou seja, metade do módulo básico.
4.6 Incrementos Submodulares: São frações do módulo básico (Usadas quando há a necessidade de um incremento menor), com os seguintes valores normalizados: M/2=50 mm; M/4=25mm; M/5= 20mm.
C - CORRETO.
D - O submódulo pode substituir o módulo em situações excepcionais, para melhor coordenação entre componentes.
4.6 Incrementos Submodulares
Não podem ser usados:
- Em substituição ao módulo;
- Para determinar a distância entre planos modulares de um mesmo sistema de referência;
- Isoladamente, como medida de coordenação de um componente.
E - Os multimódulos são utilizados para melhor articular elementos construtivos (paredes, escadas e outros), no entanto sua aplicação deve ser restrita a três vezes o módulo básico.
4.5 Multimódulos
Os multimódulos são utilizados para melhor articular elementos construtivos.O uso de multimódulos com o maior número de divisores também modulares aumenta as possibilidades de compatibilização de elementos e componentes construtivos de diferentes tipos, funções e origens.
Exemplo: Na série n x 6M, todos os valores são múltiplos de 2M e de 3M.
LETRA C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo