O esquema de vacinação com a vacina dTpa recomendado para g...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q567486 Enfermagem
O esquema de vacinação com a vacina dTpa recomendado para gestantes é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A vacina dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto) é vacina inativada, portanto, sem evidências de riscos teóricos para a gestante e o feto e não contraindicada nessa fase. A vacina é indicada para as gestantes a partir da vigésima sétima semana (27ª) a trigésima sexta (36ª) semanas de gestação, preferencialmente, podendo ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. Importante vacinar o mais precocemente possível dentro da indicação do período de gestação pelo risco de intercorrências, a exemplo, do parto prematuro. As gestantes que residem em áreas de difícil acesso poderão ser vacinadas a partir da vigésima (20a) semana de gestação. A dTpa deve ser administrada a cada gestação considerando que os anticorpos tem curta duração, portanto, a vacinação durante uma gravidez não manterá alto nível de anticorpos protetores em gestações subsequentes. Resposta A Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica, Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações. Informe Técnico para Implantação da Vacina Adsorvida Difteria, Tétano e Coqueluche (Pertussis Acelular) Tipo adulto – dTpa, Brasília, Setembro, 2014.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Olá Simonsen! Assisti uma video aula atualizada de vacinas e o professor diz que de acordo com o novo calendário de gestantes é recomendado uma dose a cada gestação independente.

A recomendação do Ministério da Saúde é para aplicação da dose entre as 27ª e a 36ª semanas de gestação – período que gera maior proteção para a criança, com efetividade estimada em 91%. Entretanto, a dose também pode ser administrada até, no máximo, 20 dias antes da data provável do parto. Esta é a quarta vacina para gestantes no calendário nacional. O SUS também oferece a influenza, a dupla adulto (difteria e tétano - dT) e a vacina contra hepatite B. Mulheres grávidas devem tomar uma dose da dTpa em cada gestação, independente de terem tomado anteriormente.
Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/34736-ministerio-da-saude-disponibiliza-no-sus-vacina-contra-coqueluche-para-gestantes.html

agora é a partir da 20 semana, nao mais na 27.s

Atualização !!!

De acordo com a Nota Informativa sobre mudanças no Calendário Nacional de Vacinação.2017

 Vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (acelular) tipo adulto – dTpa

O Ministério da Saúde passa a disponibilizar a Vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (acelular) tipo adulto – dTpa para as gestantes a partir da 20ª semana de gestação.

 As mulheres que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, devem receber uma dose de dTpa no puerpério, o mais precoce possível.

Uma questão da banca Consulplan que nos ajuda a responder sobre a temática, vejam: 

Q873542  Ano: 2018  Banca: CONSULPLAN  Órgão: Câmara de Belo Horizonte - MG  Prova: Técnico de Enfermagem

“A vacina dTpa adulto (difteria, tétano e coqueluche) passa a ser recomendada para as gestantes a partir da ___ semana.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 

d)  20ª

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo