Uma ginecologista recebeu em seu consultório uma mulher int...
De acordo com especialistas, a sífilis tornou-se um problema de saúde pública na atualidade, pois
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para maiores informações, ver o livro organizado por Laura Vicedo Jacociunas e Eduarda Klöckner, Sífilis: um histórico crescente.
A) INCORRETA – A sífilis se transmite por relação sexual ou ao bebê durante a gestação.
B) CORRETA – o texto da questão apresenta o caso de uma mulher que custou a ser diagnosticada por vários médicos e apenas com um exame de sangue solicitado por alguém que conhecia bem a doença, a confirmou
C) INCORRETA – Os primeiros sintomas da sífilis aparecem entre a 2ª e a 3ª semanas de contágio.
D) INCORRETA – O tratamento é feito com antibióticos disponíveis na rede pública de saúde.
E) INCORRETA – A bactéria pode ficar no corpo por décadas até se manifestar.
RESPOSTA: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) é a mais difusa das infecções sexu4lmente transmissíveis, já que o contágio se dá por secreções corporais como lágrimas, saliva e esperm4.
Confirmado por exames de sangue, o diagnóstico indicou sífilis, doença causada pela bactéria Treponema pallidum e transmitida por contágio sexu4l (na gestação/parto também).
B) sua expansão é alimentada pelo desconhecimento de profissionais da saúde, pela dificuldade na interpretação do diagnóstico e no controle da transmissão.
Correta.
Alimentada pelo desconhecimento de profissionais da saúde e pela dificuldade na interpretação do diagnóstico, a doença reemergiu com força e se tornou a infecção sexu4lmente transmissível (IST) que mais se expandiu na última década.
C) é assintomática no primeiro ano, como gonorrei4 e clamídia, o que transforma o paciente em vetor de transmissão por seu desconhecimento.
A infecção se expressa por meio de feridas indolores no p4nis, no 4nus ou na vulva e manchas na pele, na sola dos pés. Quando a doença progride, podem surgir danos nos olhos, nos ouvidos ou no cérebro.
D) seu tratamento medicamentoso, mediante retrovirais, é de alto custo, o que sobrecarrega a rede pública de saúde, encarregada da distribuição gratuita do remédio.
O casal recebeu injeções de penicilina e a infecção desapareceu em poucos dias. Além do mais, o tratamento é 100% feito pelo SUS. O problema não é tratamento e sim o diagnóstico.
E) é incurável após cinco anos de infecção intermitente, facilmente atingidos em função do descaso crescente da população quanto ao uso de preservativos.
Não diz nada disso no texto.
Gabarito: B.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo