Segundo Bracht (1992, p. 65), “[...] a escola não é um instr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2932291 Educação Física

Segundo Bracht (1992, p. 65), “[...] a escola não é um instrumento homogêneo da classe dominante, pois nela refletem-se as contradições existentes na sociedade, reflete-se portanto o antagonismo entre os interesses proletários e burgueses”. Assim, as teorias educacionais podem ser divididas em: reprodutivista, críticoreprodutivista e crítica. Na perspectiva de uma teoria crítica da educação, considere as seguintes afirmativas sobre o papel da Educação Física:


1. Desenvolver uma reflexão pedagógica sobre o acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pelas práticas corporais, sendo elas historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas.

2. Melhorar a aptidão física dos indivíduos, com o que estaria, automaticamente, contribuindo para o desenvolvimento social, uma vez que os indivíduos estariam mais aptos a atuar na sociedade e, portanto, seriam também mais úteis a ela.

3. Melhorar a aptidão física, desenvolvimento intelectual e abordagem sistemática, atuando sobre os domínios psicomotor, cognitivo e afetivo.

4. Tratar o conhecimento da Educação Física de forma a ser retraçado desde sua origem ou gênese, a fim de possibilitar ao aluno a visão de historicidade, permitindo-lhe compreender-se como sujeito histórico, capaz de interferir nos rumos de sua vida privada e da atividade social sistematizada.

5. Preparar os/as alunos/as para uma sociedade competitiva, na qual o princípio de rendimento se impôs, pois os educandos são muito cedo confrontados com os princípios de rendimento, e dele é esperado não só suportar diferenças de rendimento, como também respeitá-las.


São atribuições da Educação Física no currículo escolar:

Alternativas