A respeito de engenharia de software, julgue o próximo item....
A respeito de engenharia de software, julgue o próximo item.
Normalmente, as técnicas de decomposição usadas para
estimativas de software baseiam-se na aplicação de fórmulas
matemáticas derivadas em experimentos para prever esforço
como uma função do tamanho do software.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Errado.
A afirmação questiona o uso exclusivo de fórmulas matemáticas derivadas de experimentos como base para estimativas de esforço em função do tamanho do software. Na prática, a estimativa de esforço para o desenvolvimento de software vai além de simples fórmulas matemáticas. Ela envolve uma variedade de fatores, inclusive o uso de modelos históricos, a experiência da equipe, a complexidade do projeto, e técnicas que podem incluir, mas não se limitam a, modelagem matemática.
Metodologias como o Modelo de Pontos de Função ou o COCOMO (Constructive Cost Model) são baseados em fórmulas que consideram atributos quantitativos e qualitativos do software. No entanto, a estimativa de software é frequentemente ajustada utilizando-se o julgamento de especialistas e a análise de projetos passados, o que confirma que a estimativa não se baseia apenas em fórmulas matemáticas.
Portanto, as técnicas de decomposição para a estimativa de software são metodologias que combinam abordagens matemáticas com outros fatores relevantes ao projeto de software.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Modelos empíricos, tipicamente, usam fórmulas matemáticas, derivadas em experimentos, para prever esforço como uma função de tamanho (linhas de código ou pontos de função).
https://www.inf.ufes.br/~falbo/download/aulas/es-g/2005-1/NotasDeAula.pdf
Técnicas de decomposição usam a abordagem “dividir e conquistar” para a estimativa de projetos de software. Pela decomposição de um projeto em suas funções principais e atividades relacionadas de engenharia de software, a estimativa de custo e esforço pode ser realizada passo a passo. Modelos empíricos de estimativa podem ser usados para complementar as técnicas de decomposição e oferecem por si mesmo uma valiosa abordagem de estimativa (PRESSMAN, 2006, p.524).
http://www.fattocs.com/files/pt/livro-apf/citacao/FernandoMMora-2009.pdf
Gab> ERRADO
Normalmente, as técnicas de decomposição usadas para estimativas de software baseiam-se na aplicação de fórmulas matemáticas derivadas em experimentos para prever esforço (Funcionalidades) como uma função do tamanho do software.
Análise de Ponto de Função é uma técnica de medição do tamanho funcional de um software. Essas funções são operações extraídas dos requisitos funcionais gerados a partir da visão do usuário1 . A partir dessa medição é possível estimar o esforço para implementação do sistema utilizando Ponto de Função que é a unidade de medida desta técnica. APF tem por definição medir o que o software faz, e não como ele foi construído, portanto o processo de medição é fundamentado em uma avaliação padronizada dos requisitos lógicos do usuário
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo