Pode-se definir juros como a remuneração cobrada de quem e...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO "E"
Os juros compostos são os famosos "juros sobre juros", ou seja, a cada período os juros incidente são adicionados ao capital inicial e assim, no período subsequente, os novos juros serão calculados sobre o montante total (capital inicial + juros).
juros são capitalizados!
GAB: LETRA E
Complementando!
Fonte: Prof. Vinícius Veleda
Vamos analisar as assertivas isoladamente:
a) o juro é calculado somente sobre o Capital inicial.
- ERRADO. Perceba que essa é uma característica do Regime de Juros Simples. No regime de Juros Compostos, os Juros são calculados em cima do Capital inicial acrescido dos Juros dos períodos anteriores.
b) o juro é calculado da mesma maneira que na Capitalização simples.
- ERRADO. São duas maneiras distintas de cálculo. Enquanto que nos Juros Simples, o juro é calculado somente sobre o Capital inicial, no regime de Juros Compostos, o juro é calculado agregando os Juros dos períodos anteriores ao Capital.
c) o juro de cada período não é incorporado ao Capital inicial.
- ERRADO. No regime de Juros Compostos, o Juro é (sim) incorporado ao Capital.
d) a Taxa de Juros não incide sobre os Juros do período anterior.
- ERRADO. Na Capitalização Composta, a Taxa de Juros incide sobre o Capital Inicial mais os Juros dos períodos anteriores.
e) o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao Capital inicial e passa a render Juros também.
- CERTO. Definição precisa do que ocorre no sistema de Capitalização composta. No cálculo dos Juros Compostos, os rendimentos em cada período são incorporados ao Capital, de forma que os Juros, ao final do período seguinte, incidem NÃO SÓ sobre o Capital Inicial, MAS TAMBÉM sobre os Juros anteriores que foram incorporados ao Capital (e assim Capitalizados).
===
PRA AJUDAR:
(CENSIPAM - 2006) No regime de Capitalização composta, os empréstimos são realizados por determinado número de períodos,e os Juros de cada período vão sendo incorporados ao principal emprestado. (CERTO)
- Exato. No regime de Capitalização composta, os rendimentos em cada período são incorporados ao Capital, de forma que os Juros ao final do período seguinte incidem NÃO SÓ sobre o Capital Inicial, MAS TAMBÉM sobre os Juros anteriores que foram incorporados ao Capital (e assim Capitalizados).
===
(UFRJ - 2014) O conceito de Juros compostos é um percentual do Capital corrigido, agregado dos Juros ganhos em períodos anteriores. (CERTO)
- No regime de Capitalização composta, os rendimentos em cada período são incorporados ao Capital de modo que os Juros Compostos expressam um percentual do Capital corrigido.
- Esta correção é dada pela soma (agregação) dos Juros obtidos em períodos anteriores. Ou seja, é um percentual do Capital corrigido agregado dos Juros ganhos em períodos anteriores.
===
TOME NOTA (!)
Capitalização Simples
- Os juros de cada período são iguais
- Os juros são SEMPRE calculados em cima do capital inicial
- Os juros não são Capitalizados
- Valores dos Montantes ➜ P.A
- razão = juros
- Gráfico ➜ função do primeiro grau
Capitalização Composta
- Os juros são diferentes em cada período
- Os juros são calculados em cima do capital inicial mais os juros dos períodos anteriores
- Os juros são Capitalizados
- Valores dos Montantes ➜ P.G
- razão = 1 + i
- Gráfico ➜ função exponencial
No sistema de capitalização composta os juros são incidentes "em cascata" ou "juros sobre juros" sobre o capital inicial e os juros gerados a cada período.
Gabarito letra E.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo