Assinale a opção que indica corretamente políticas federais ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: FGV Órgão: SEFIN-RO
Q1208110 História e Geografia de Estados e Municípios
Assinale a opção que indica corretamente políticas federais voltadas para a integração do atual território rondoniense ao resto do país, no período militar (1964-1985).
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a B.

No período militar (1964-1985), foram implantados os projetos integrados de colonização (PICs), coordenados principalmente pelo Incra, com o objetivo de organizar a ocupação de áreas consideradas "vazias" na Amazônia. Esses projetos visavam não apenas integrar o território ao restante do Brasil, mas também alavancar a produção agrícola, incentivando a migração de famílias de outras regiões do país, especialmente do Sul e Sudeste, para Rondônia e outros estados amazônicos.

A) Errada. O Planaforo (Plano Agropecuário e Florestal de Rondônia) foi implementado nos anos 1990, já fora do período militar, e tinha como foco o uso sustentável do solo e da floresta, além de regularização fundiária. Não foi uma política federal da ditadura militar.

C) Errada. A usina de Samuel foi construída no período pós-1985, com obras iniciadas em 1982 e concluídas em 1989. Além disso, o principal objetivo da hidrelétrica não era integrar Rondônia ao país, mas atender à demanda energética local.

D) Errada. Em  de , em meio a uma reunião com os governadores dos estados do norte, o Presidente  decidiu construir a então BR-364 ligando  a Porto Velho e , abrindo o oeste brasileiro, trecho que só foi asfaltado em . A alternativa menciona como objetivo o "desmembramento de Rondônia de Mato Grosso", o que é impreciso. O desmembramento ocorreu em 1943, com a criação do Território Federal do Guaporé (atual Rondônia), e não foi diretamente relacionado à BR-364.

E) Errada. O Polo-Noroeste (Programa de Desenvolvimento Integrado do Noroeste do Brasil) foi um projeto efetivamente implementado no período militar (1970-1980), mas seu foco era apoiar a agricultura e a pecuária, e não o financiamento do agronegócio da soja nem a isenção fiscal para grandes empreendimentos industriais.

b) Os projetos integrados de colonização, como os do Incra, para organizar a ocupação de espaços considerados vazios e alavancar a produção agrícola.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo