Em relação aos níveis de segurança biológica de laboratórios...
I. Existem quatro níveis de biossegurança (NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4) que estão relacionados aos requisitos crescentes de segurança para o manuseio dos agentes biológicos. II. Os laboratórios com nível de biossegurança 2 (NB-2) devem possuir em suas instalações, entre outros equipamentos de proteção individual e coletiva, uma cabine de segurança biológica de classe I ou II. III. Os laboratórios com nível de biossegurança 1 (NB-1) são utilizados para trabalhos com agentes biológicos da classe de risco 2, uma vez que agentes de classe de risco 1 não necessitam de contenção biológica.
Está correto o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I. Existem quatro níveis de biossegurança (NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4) que estão relacionados aos requisitos crescentes de segurança para o manuseio dos agentes biológicos. (CORRETA)
NB1: Que são conhecidos por ñ causarem doenças em adultos sadios.
NB2: Associados com doenças humanas, risco = lesão percutânea, ingestão, exposição da membrana mucosa.
NB3: Agentes exóticos com potencial para transmissão via aerossol; a doença pode ter consequências sérias ou até fatais.
NB4: Agentes exóticos ou perigosos que impõem um alto risco de doenças que ameaçam a vida, infecções laboratoriais transmitidas via aerossol; ou relacionadas a agentes com risco desconhecido de transmissão.
II. Os laboratórios com nível de biossegurança 2 (NB-2) devem possuir em suas instalações, entre outros equipamentos de proteção individual e coletiva, uma cabine de segurança biológica de classe I ou II. (CORRETA)
Além das especificações estabelecidas para o NB-1, as instalações de NB-2 devem ter:
Autoclave para descontaminação, no interior ou próxima ao laboratório, de modo a permitir a descontaminação de todo o material antes do seu descarte; Trata-se de um equipamento utilizado na esterilização por calor úmido de materiais contaminados, tornando-os seguros para serem descartados ou reutilizados;
Cabine de Segurança Biológica classe I ou II e centrífuga com caçapa protegida sempre que houver manipulação de materiais em que possa existir a formação de aerossóis. A cabine de segurança biológica é o principal equipamento de contenção física para agentes infecciosos. Protegem o material e o profissional, na manipulação de materiais biológicos altamente infectantes, substâncias tóxicas e cultura de células. Devem estar em local de pouco trânsito e distantes de portas. Existem três tipos de cabine de segurança biológica (Classes I, II e III).
III. Os laboratórios com nível de biossegurança 1 (NB-1) são utilizados para trabalhos com agentes biológicos da classe de risco 2, uma vez que agentes de classe de risco 1 não necessitam de contenção biológica. (ERRADA)
Os laboratórios com NB-1 são adequados aos trabalhos que envolvam agentes com menor grau de riscos (Classe de Risco I) para os profissionais e para o meio ambiente.
BONS ESTUDOS!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo