Com relação a banco de dados, julgue o item seguinte.Em norm...
Com relação a banco de dados, julgue o item seguinte.
Em normalização, a primeira forma normal é caracterizada por
uma tabela com a existência obrigatória de uma chave primária
e uma chave estrangeira.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Errado
Ao abordar o tema de normalização de banco de dados, é importante entender que o processo visa evitar a redundância e dependências complexas entre os dados. A Primeira Forma Normal (1NF) é um dos passos iniciais neste processo.
A 1NF é atingida quando uma tabela atende a alguns critérios essenciais, tais como:
- Cada coluna da tabela deve conter valores atômicos, ou seja, indivisíveis.
- Não deve existir a possibilidade de uma mesma coluna conter múltiplos valores ou grupos de valores (como listas ou conjuntos).
- Cada coluna deve ter um nome único.
- A ordem dos dados armazenados não deve afetar a integridade da base de dados.
- E muito importante: deve existir uma Chave Primária que identifique unicamente cada registro (linha) da tabela.
O enunciado sugere que uma Chave Estrangeira é também uma exigência para que uma tabela esteja na Primeira Forma Normal, o que não é correto. A presença de chaves estrangeiras é relacionada à forma como as tabelas se associam entre si, ajudando a manter a integridade referencial, mas não é um requisito para a 1NF.
Portanto, a presença de uma Chave Primária é, de fato, necessária para que a tabela esteja na Primeira Forma Normal, mas a existência de uma Chave Estrangeira não é um requisito. Assim, a alternativa correta é Errado, já que a afirmação do enunciado vai além dos critérios estabelecidos para uma tabela alcançar a 1NF.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
PK sim
FK não
Existem 3 formas normais mais conhecidas:
1FN - 1ª Forma Normal:todos os atributos de uma tabela devem ser atômicos, ou seja, a tabela não deve conter grupos repetidos e nem atributos com mais de um valor. Para deixar nesta forma normal, é preciso identificar a chave primária da tabela, identificar a(s) coluna(s) que tem(êm) dados repetidos e removê-la(s), criar uma nova tabela com a chave primária para armazenar o dado repetido e, por fim, criar uma relação entre a tabela principal e a tabela secundária. Por exemplo, considere a tabela Pessoas a seguir.
PESSOAS = {ID+ NOME + ENDERECO + TELEFONES}
Ela contém a chave primária ID e o atributo TELEFONES é um atributo multivalorado e, portanto, a tabela não está na 1FN. Para deixá-la na 1FN, vamos criar uma nova tabela chamada TELEFONES que conterá PESSOA_ID como chave estrangeira de PESSOAS e TELEFONE como o valor multivalorado que será armazenado.
PESSOAS = { ID + NOME + ENDERECO }
TELEFONES = { PESSOA_ID + TELEFONE }
2FN - 2ª Forma Normal:antes de mais nada, para estar na 2FN é preciso estar na 1FN. Além disso, todos os atributos não chaves da tabela devem depender unicamente da chave primária (não podendo depender apenas de parte dela). Para deixar na segunda forma normal, é preciso identificar as colunas que não são funcionalmente dependentes da chave primária da tabela e, em seguida, remover essa coluna da tabela principal e criar uma nova tabela com esses dados. Por exemplo, considere a tabela ALUNOS_CURSOS a seguir.
ALUNOS_CURSOS = { ID_ALUNO + ID_CURSO + NOTA + DESCRICAO_CURSO }
Nessa tabela, o atributo DESCRICAO_CURSO depende apenas da chave primária ID_CURSO. Dessa forma, a tabela não está na 2FN. Para tanto, cria-se uma nova tabela chamada CURSOS que tem como chave primária ID_CURSO e atributo DESCRICAO retirando, assim, o atributo DESCRICAO_CURSO da tabela ALUNOS_CURSOS.
ALUNOS_CURSOS = {ID_ALUNO + ID_CURSO + NOTA}
CURSOS = {ID_CURSO + DESCRICAO}
3FN - 3ª Forma Normal:para estar na 3FN, é preciso estar na 2FN. Além disso, os atributos não chave de uma tabela devem ser mutuamente independentes e dependentes unicamente e exclusivamente da chave primária (um atributo B é funcionalmente dependente de A se, e somente se, para cada valor de A só existe um valor de B). Para atingir essa forma normal, é preciso identificar as colunas que são funcionalmente dependentes das outras colunas não chave e extraí-las para outra tabela. Considere, como exemplo, a tabela FUNCIONARIOS a seguir.
FUNCIONARIOS = { ID + NOME + ID_CARGO + DESCRICAO_CARGO }
O atributo DESCRICAO_CARGO depende exclusivamente de ID_CARGO (atributo não chave) e, portanto, deve-se criar uma nova tabela com esses atributos. Dessa forma, ficamos com as seguintes tabelas:
FUNCIONARIOS = { ID + NOME + ID_CARGO }
CARGOS = { ID_CARGO + DESCRICA
Fonte> http://www.dsc.ufcg.edu.br/~pet/jornal/maio2011/materias/recapitulando.html
Gabarito Errado
Pode até ser chave primária mas estrangeira não.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
uma chave estrangeira, não é obrigatório. Em caso de criar "relacionamentos" entre tabela/coluna.
Gabarito: ERRADO
Uma relação estará na primeira forma normal 1FN, se não houver grupo de dados repetidos, isto é, se todos os valores forem únicos. Em outras palavras podemos definir que a primeira forma normal não admite repetições ou campos que tenha mais que um valor. Ou seja, é caracterizada por uma tabela com a existência obrigatória de uma CHAVE PRIMÁRIA.
https://www.luis.blog.br/primeira-forma-normal-1fn-normalizacao-de-dados/
RESUMINHO:
1FN: Não conter valores aninhados. Possuir valores atômicos;
2FN: Não conter dependências parciais;
3FN: Não conter dependência transitiva;
4FN: Não conter valores multivalorados;
5FN: Não conter dependência funcional de junção
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo