Considerando que o Estado responde pelos danos que seus agen...
Considerando que o Estado responde pelos danos que seus agentes, por ação ou omissão, causarem a terceiros, no exercício funcional ou sob tal pretexto, julgue o item subseqüente acerca da responsabilidade civil da administração pública.
Mesmo nos casos em que o dano seja decorrente de falha
humana do agente público, o Estado não se isenta de
responsabilidade.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
A responsabilidade civil do Estado está prevista no artigo 37, § 6º, da Constituição Federal, que adota a teoria da responsabilidade objetiva para danos causados a terceiros por seus agentes. Isto significa que, para que o Estado seja responsabilizado, não é necessária a prova da culpa do agente público, bastando a comprovação do dano e do nexo causal entre a conduta do agente e o dano experimentado pelo terceiro.
A resposta correta confirma que, mesmo nos casos em que haja falha humana do agente público, o Estado não se exime da responsabilidade. Isso decorre da aplicação da mencionada teoria da responsabilidade objetiva. Vale destacar que essa responsabilidade não é afastada pelo fato de o dano ter sido causado por ação ou omissão do agente público durante o exercício de suas funções ou sob o pretexto de exercê-las.
Assim, a assertiva está correta, pois a responsabilidade civil do Estado independe da verificação de culpa do agente que causou o dano ao terceiro, sendo necessário apenas que o dano seja decorrente da atuação do agente público, ainda que por falha humana.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Poxa Cespe, me ajuda aí, você quer a regra ou a exceção????????
O estado é responsabilizado pelos atos de seus agentes.
O Estado efetua reparação do dano a terceiro lesado, e pelo direito de regresso vai atrás do agente público responsável pelo dano. É claro que tem os casos de excludentes.
Eu interpretei assim: Falha humana é imperícia, caso de culpa do agente público. O Estado responde objetivamente e posteriormente entra com ação de regresso para responsabilizar o agente público
Gabarito: CERTO
Teoria do RISCO ADMINISTRATIVO (em regra)
ADMITE EXCLUDENTES DE RESPONSABILIDADE:
a) caso fortuito ou força maior;
b) culpa EXCLUSIVA da vítima;
c) ato EXCLUSIVO de terceiro (ato de multidões, o estado pode ser responsabilizado, somente de forma subjetiva).
O item está correto. De acordo com a responsabilidade civil objetiva do Estado, prevista no artigo 37, § 6º, da Constituição Federal de 1988, o Estado é responsável pelos danos causados por seus agentes, seja por ação ou omissão, no exercício funcional ou sob tal pretexto. Mesmo nos casos em que o dano seja decorrente de falha humana do agente público, o Estado não se isenta de responsabilidade, uma vez que a responsabilidade é objetiva, não dependendo da comprovação de culpa, bastando a comprovação do nexo causal entre a conduta e o dano.
Acesse o Instagram: Candy Concurseira e clique no link da bio para adquirir seu produto exclusivo e direcionar seu estudo ativo para outros patamares!
Estamos juntos nessa jornada rumo à aprovação! #ConcursoPúblico #Preparação #AprovaçãoGarantida #CandyConcurseira
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo