No primeiro parágrafo do texto, aparecem pronomes possessiv...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2449107 Português
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.



Inteligência Artificial: entre o bem e o mal

A nossa história se confunde com o surgimento de novas tecnologias. Da descoberta do fogo à internet, muitas pessoas ficam receosas com cada avanço do desconhecido até entenderem a melhor forma de utilizar a tal inovação. O avanço da Inteligência Artificial (IA) pode ser a grande inovação da nossa era, assim como foi a eletricidade em outros tempos, mudando nossos hábitos, trabalho, relacionamentos e empresas.

O que mais chama a atenção nessa tecnologia é a sua rapidez de evolução e melhorias sem necessariamente haver uma intervenção humana. No português claro e inclusivo, a IA é um sistema que aprende a partir dos dados recebidos. Se você não costuma consumir carne, por exemplo, a IA não deve lhe apresentar opções de churrascaria.

É essa capacidade de aprendizado automatizado que faz com que a IA se desenvolva aceleradamente. Estamos diante de uma tecnologia duplamente desconhecida da maioria das pessoas. E se por um lado não sabemos como ela funciona, por outro não sabemos qual o seu limite.
[...]

Assim como toda tecnologia, a IA precisa de pessoas que utilizam a ferramenta com responsabilidade, sob pena de transferirmos à inovação os nossos piores defeitos, como preconceitos, ódios, maus comportamentos e divisões sociais.

Precisamos de uma regulação que garanta transparência e fiscalização sem necessariamente impedir o inevitável – sua aplicação e aperfeiçoamento – já que estamos em um mundo com cada vez mais acesso a conhecimento e informação on-line.

Para que isso funcione em uma economia cada vez mais global em serviços digitais precisamos rapidamente de um esforço internacional que caminhe de maneira coordenada entre os países. Caso contrário, teremos ainda mais desigualdades sociais e econômicas entre as nações, derivadas do acesso às novas tecnologias.


MAGNANI, Vitor. Inteligência Artificial: entre o bem e o mal. CNN Brasil. Opinião, 29 jul. 2023. Disponível em: https://www. cnnbrasil.com.br/forum-opiniao/inteligencia-artificial-entre-o-bem-eo-mal/. Acesso em: 10 jan. 2024. [Fragmento]

No primeiro parágrafo do texto, aparecem pronomes possessivos referentes à primeira pessoa do plural.


O que o uso desses pronomes no texto denota?

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB A:

A NOSSA história

Historia de toda a humanidade.

GAB: A

"A nossa história" "da nossa era"

Pronomes possessivos: Nosso, nossa, nossos, nossas, seu, sua, seus, suas, teu, tua, teus, tuas, meu, minha, meus, minhas.

1ª pessoa do singular: meu(s), minha(s)

2ª pessoa do singular: teu(s), tua(s)

3ª pessoa do singular: seu(s), sua(s)

1ª pessoa do plural: nosso(s), nossa(s)

2ª pessoa do plural: vosso(s), vossa(s)

3ª pessoa do plural: seu(s), sua(s)

.

A nossa história se confunde com o surgimento de novas tecnologias.

O avanço da Inteligência Artificial (IA) pode ser a grande inovação da nossa era, ...

.

Alternativa correta: A) O autor emprega os pronomes na primeira pessoa do plural para fazer referência à humanidade de modo geral. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo