A partir da leitura do texto, é correto afirmar que o narrador

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2522738 Português
        Sou inimigo de fraudes e falsificações, mesmo pensando como as fraudes e falsificações podem ser mais encantadoras e melhores do que as ditas coisas autênticas. Quer dizer que sou inimigo, em parte. Mas sou. E para ilustrar esta aversão, ainda que de um certo modo prosaico e sem arte, poderia invocar os meus não muito velhos tempos de Farmácia Rosário, quando uma de minhas inveteradas manias era andar investigando a pureza e a qualidade dos produtos químicos e dos medicamentos, perturbando consequentemente os bons negócios de pobres-diabos que com eles traficavam. Era enorme essa minha trabalheira de detetive de laboratório, policiando, farejando com testes e reações, às vezes durante dias a fio, o que estava errado com uma ou outra droga. “O que é que você ganha com isso?” – me perguntavam. Pois as despesas também não eram poucas. E logo se seguia um argumento, com ares de campeão do bom senso, aposentado: “Nenhuma farmácia faz assim”. Eu sabia. Nenhuma farmácia fazia assim. E acredito que ainda não faça. Pouco me importa, entretanto, que não fizesse. Era o meu hábito de não concordar com descuidos e velhacarias; o meu gosto de pôr em prática as teorias aprendidas nos livros, de não esquecer sobre os meus balcões a dignidade intelectual; era a responsabilidade de quem cuida de medicamentos, prepara medicamentos e os entrega depois a seres confiantes, inteiramente impossibilitados de aí discernir entre o bom e o mau, o nocivo e o benéfico. 




(Jurandir Ferreira. Da quieta substância dos dias.
Instituto Moreira Sales, 1991. Adaptado)
A partir da leitura do texto, é correto afirmar que o narrador
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta está no seguinte trecho:

[...] era a responsabilidade de quem cuida de medicamentos, prepara medicamentos e os entrega depois a seres confiantes, inteiramente impossibilitados de aí discernir entre o bom e o mau, o nocivo e o benéfico. 

Gab.: "B"

Por que a C está errada?

Gabarito B

B - considera que os clientes se fiam em certos produtos, mas não têm condições de discriminar os autênticos dos adulterados.

"[...] era a responsabilidade de quem cuida de medicamentos, prepara medicamentos e os entrega depois a seres confiantes, inteiramente impossibilitados de aí discernir entre o bom e o mau, o nocivo e o benéfico. 

Fiar significa acreditar, confiar, ter fé...

Cristhian, acredito que o erro da letra C é porque ele não investigava a "procedência" (origem do remédio) e sim o próprio remédio adulterado.

Tudo posso Naquele que me fortalece!

A letra C está errada pq em nenhum momento o texto afirma que ele efetivamente corrigia algum problema constatado, apenas que ele verificava a qualidade e pureza dos produtos.

Gabarito: Letra B

Questão de interpretação.

Observe o trecho:

"Era a responsabilidade de quem cuida de medicamentos, prepara medicamentos e os entrega depois a seres confiantes, inteiramente impossibilitados de aí discernir entre o bom e o mau, o nocivo e o benéfico."

O trecho destaca a falta de capacidade dos clientes para distinguir entre produtos autênticos e adulterados,

Redação para concursos: @obrabodaredacao

MJCP

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo