A cadeia de frio necessita de equipamentos adequados para m...
A cadeia de frio necessita de equipamentos adequados para manter a temperatura de conservação dos imunobiológicos.
O seguinte equipamento de refrigeração é recomendado para a manutenção da temperatura de imunobiológicos de +2°C a +8°C:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - câmara refrigerada
A questão aborda um aspecto fundamental da imunização: a conservação adequada dos imunobiológicos. Esses produtos são extremamente sensíveis à temperatura e, para garantir sua eficácia, é crucial que sejam armazenados de maneira correta. A “cadeia de frio” é o sistema de armazenamento e transporte desses imunobiológicos sob condições controladas de temperatura, geralmente entre +2°C e +8°C.
A alternativa correta é a câmara refrigerada. Esse equipamento é desenhado especificamente para manter temperaturas constantes e adequadas para a conservação de imunobiológicos. A câmara refrigerada garante, de forma eficiente, que as vacinas e outros imunobiológicos permaneçam dentro da faixa de temperatura recomendada, evitando variações que possam comprometer sua eficácia.
Vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - caixa térmica com gelo em barra: Embora as caixas térmicas possam ser utilizadas para o transporte temporário de imunobiológicos, elas não são recomendadas para a conservação prolongada. O gelo em barra pode não manter a temperatura estável entre +2°C e +8°C por longos períodos.
B - refrigerador de uso doméstico: Refrigeradores domésticos não são adequados porque não mantêm a temperatura interna de forma tão precisa quanto os equipamentos específicos para imunobiológicos. Eles são projetados para uso geral e podem ter variações de temperatura que afetam a estabilidade dos imunobiológicos.
C - bobina térmica de poliestireno: Esse equipamento não é utilizado para a conservação de imunobiológicos. As bobinas térmicas de poliestireno são isolantes térmicos, mas não têm a capacidade de manter a temperatura constante dentro da faixa recomendada por longos períodos.
D - refrigerador tipo frigobar: Assim como os refrigeradores de uso doméstico, os frigobares não são adequados para a conservação de imunobiológicos, pois não garantem a estabilidade térmica necessária.
Portanto, a câmara refrigerada é o equipamento mais adequado para a conservação de imunobiológicos na faixa de temperatura de +2°C a +8°C, garantindo a eficácia e a segurança das vacinas e outros produtos imunobiológicos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As necessidades e frequência de execução de atividades extramuros e/ou situações emergenciais são aspectos a serem considerados para seleção e dimensionamento dos equipamentos e insumos. Recomenda-se a utilização de freezers exclusivos para guarda das bobinas reutilizáveis, em número suficiente às demandas locais. É recomendada, também, a climatização da sala de vacinação (aparelhos de ar-condicionado, para clima quente, e aquecedores, para clima frio), de forma a minimizar os riscos indesejados de alterações de temperatura dos imunobiológicos.
Manual rede de frio 4º edição
Letra e,
Conservação dos imunobiológicos.
câmara refrigerada, refrigeração é recomendado para a manutenção da temperatura de imunobiológicos de +2°C a +8°C
6.6 Câmara refrigerada e freezer científco para conservação de imunobiológicos
Na cadeia de frio, estes equipamentos são indicados para o armazenamento dos imunobiológicos
(Figura 24): As câmaras refrigeradas são aplicáveis aos imunobiológicos armazenáveis à temperatura
positiva, de +2°C a +8°C.
Os freezers indicados para os imunobiológicos armazenáveis à temperatura negativa, -25°C a
-15°C, tais como febre amarela (FA) e a vacina da poliomielite (VOP).
REFRIGERADOR de uso DOMÉSTICO NÃO É RECOMENDADO para o armazenamento de imunobiológicos.
NÃO É PERMITIDO O USO DE REFRIGERADOR TIPO FRIGOBAR para o armazenamento de imunobiológicos.
O PNI recomenda a substituição das caixas térmicas de poliestireno expandido, utilizadas nas atividades de rotina e extramuros, por caixas de poliuretano, devido a sua resistência, durabilidade e facilidade de higienização.
No caso das caixas de poliestireno, considerar critérios como:
• Densidade mínima 25 kg/m3.
• Estanqueidade mínima de 98%.
• Índice de soldabilidade mínima de 60%.
• Teor de umidade mínima de 5%
FONTE: Manual Rede de Frio, 2017
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo