Analise a imagem e leia o trecho a seguir. Fonte: Códice Ma...
Analise a imagem e leia o trecho a seguir.
Fonte: Códice Magliabechiano, fol. 70r.
A imagem retrata um ritual mexica praticado na região central do México, no qual ocorre um sacrifício humano como oferta aos deuses. Na cena, é possível observar uma pirâmide, com um personagem central retirando o coração do sacrificado, enquanto outras pessoas observam o ato.
Sobre esse ritual, o humanista espanhol Juan Ginés Sepúlveda escreveu no século XVI:
Não é, portanto, a simples infidelidade a causa desta guerra justíssima contra os bárbaros, mas sim seus sacrifícios de vítimas humanas, as extremas injúrias que faziam a muitos inocentes, os horríveis banquetes de corpos humanos, o culto ímpio dos ídolos. O que poderia ter ocorrido a esses bárbaros de mais conveniente ou mais saudável do que ficarem submetidos ao império daqueles cuja prudência, virtude e religião os transformariam de bárbaros, seres que mal mereciam o nome de seres humanos, em homens civilizados, tanto quanto poderiam sê-lo; de tolos e libidinosos, em probos e honrados; de ímpios e servos dos demônios, em cristãos e adoradores do verdadeiro Deus?
Adaptado de SEPÚLVEDA, Juan Ginés de. Tratado sobre las justas causas de la
guerra contra los indios. México, Fondo de Cultura Económica, 1987, p. 133.
Com base na análise da imagem e na leitura do trecho, assinale a opção que descreve corretamente a posição de Sepúlveda sobre o ritual.