Entre os séculos XVI e início do século XIX, Portugal estabe...
Entre os séculos XVI e início do século XIX, Portugal estabeleceu relações coloniais com o Brasil e partes da África. É possível afirmar:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa A
Explicação sobre o tema:
Entre os séculos XVI e início do século XIX, Portugal manteve uma relação colonial com o Brasil e partes da África, sendo o sistema de administração colonial do Brasil um tema fundamental nesse contexto. Para entender essa questão, é necessário conhecer os principais sistemas administrativos utilizados: o Sistema de Capitanias Hereditárias e o Governo-Geral.
O Sistema de Capitanias Hereditárias foi introduzido em 1534, dividindo o território brasileiro em grandes faixas de terra chamadas capitanias, entregues a donatários que tinham a responsabilidade de colonizar e defender suas áreas.
No entanto, esse sistema enfrentou muitas dificuldades, com várias capitanias não prosperando. Por isso, em 1549, Portugal estabeleceu o Governo-Geral, centralizando a administração colonial para melhorar a eficiência da colonização.
Justificativa da alternativa correta:
A - No século XVI foi instituído, no Brasil, o sistema de capitanias hereditárias, o qual foi substituído, posteriormente, por um governo-geral.
Essa alternativa está correta. Ela descreve precisamente a sequência dos eventos históricos: a introdução das capitanias hereditárias em 1534 e a substituição parcial pelo Governo-Geral em 1549, devido à ineficácia das capitanias.
Análise das alternativas incorretas:
B - No século XVI foi instituído o sistema de capitanias hereditárias, o qual obteve muito sucesso e foi bastante eficiente na manutenção da dominação colonial portuguesa.
Essa alternativa está incorreta. O sistema de capitanias hereditárias enfrentou muitas dificuldades e não foi eficiente em várias regiões, o que levou à criação do Governo-Geral.
C - O estabelecimento de um governo-geral no Brasil deve-se ao fato de que a introdução das capitanias hereditárias seria dificultada pela proximidade com os territórios espanhóis.
Essa alternativa está incorreta. A proximidade com territórios espanhóis não foi um fator determinante para a mudança na administração. O Governo-Geral foi estabelecido devido aos problemas de administração e defesa das capitanias.
D - O governo-geral, instituído no século XVI, no Brasil, foi posteriormente substituído pelo sistema de capitanias hereditárias.
Essa alternativa está incorreta. A ordem está invertida. Primeiro foram as capitanias hereditárias (1534) e depois o Governo-Geral (1549).
E - Tanto o governo-geral, como as capitanias hereditárias, mostraram-se, ainda no século XVI, ineficientes no sentido de possibilitar a gerência da colônia.
Essa alternativa está incorreta. Apesar das dificuldades iniciais, o Governo-Geral melhorou a administração colonial em comparação com o sistema de capitanias hereditárias.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS NUNCA FORAM SUBSTITUÍDAS PELO GOVERNO-GERAL, MAS SIM COMPLEMENTADAS.
O SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS FOI EXTINTO FORMALMENTE SOMENTE EM 1821!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo