Uma paciente de dezessete anos de idade foi admitida em um ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781110 Medicina
Uma paciente de dezessete anos de idade foi admitida em um hospital apresentando surto psicótico inédito havia trinta dias. Apesar do tratamento com lítio e bloqueador dopaminérgico, sua condição clínica continuou a piorar, com o aparecimento de movimentos estereotipados involuntários nas pernas e alteração do estado de alerta (torpor). Os resultados dos exames foram os seguintes: na ressonância magnética de encéfalo, constatou-se tênue hipersinal na sequência FLAIR (fluid attenuated inversion recovery) sobre ambos os hipocampos; no exame do líquido cefalorraquidiano, observou-se leve hiperproteinorraquia e não havia pleocitose significativa; e, na tomografia da pelve, foi detectado teratoma ovariano. Em relação a esse caso clínico, julgue o item a seguir. O provável diagnóstico para essa paciente é encefalite causada por anticorpos anti-NMDA. Esse tipo de encefalite tem as discinesias orofaciais e a disautonomia como algumas de suas manifestações características. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é C - certo.

O caso clínico apresentado envolve uma paciente jovem com surto psicótico e sintomas neurológicos progressivos, o que é sugestivo de encefalite por anticorpos anti-NMDA. Essa condição é uma forma de encefalite autoimune, onde o sistema imunológico ataca receptores NMDA no cérebro.

Os pontos principais que levaram à conclusão do diagnóstico são:

  • Surto psicótico inédito: Encefalites autoimunes, como a anti-NMDA, frequentemente se apresentam com sintomas psiquiátricos, como surtos psicóticos.
  • Movimentos estereotipados involuntários: Discinesias orofaciais são características dessa condição e reforçam a suspeita diagnóstica.
  • Torpor e alteração do estado de alerta: Esses sintomas são comuns em estados de encefalite.
  • Achados na ressonância magnética: Hipersinal na sequência FLAIR sobre os hipocampos pode sugerir inflamação ou edema, compatíveis com encefalite.
  • Exame do líquido cefalorraquidiano: A hiperproteinorraquia sem pleocitose significativa é um achado frequente na encefalite por anticorpos anti-NMDA.
  • Teratoma ovariano: A presença de teratoma é uma associação clássica na encefalite por anticorpos anti-NMDA, já que o tumor pode desencadear a resposta autoimune.

As manifestações de discinesias orofaciais e disautonomia são bem descritas na literatura médica como parte do quadro clínico dessa encefalite. A presença dessas características reforça a assertividade da alternativa correta.

Portanto, considerando todos os dados clínicos, de imagem e laboratoriais apresentados, é correto afirmar que o provável diagnóstico é encefalite por anticorpos anti-NMDA.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O item está incorreto. O caso clínico apresentado indica a presença de um teratoma ovariano e hipersinal na sequência FLAIR sobre ambos os hipocampos, o que sugere uma síndrome neurológica paraneoplásica. A presença de movimentos estereotipados involuntários nas pernas e alteração do estado de alerta são sintomas de encefalomielite paraneoplásica. A encefalite causada por anticorpos anti-NMDA também é uma síndrome neurológica paraneoplásica, porém, suas manifestações características incluem distúrbios psiquiátricos, como alucinações e delírios, além de movimentos coreiformes e outras alterações motoras.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo