Considerando-se o contexto e a construção do texto, observa-...
A questão abaixo refere-se ao texto seguinte.
Juventude e história
Eric Hobsbawm (1917-2012) foi um dos maiores historiadores da era moderna. Longevo, viveu como também sua praticamente toda a história do século XX. É dele este importante fragmento, que vale como uma advertência:
“A destruição do passado − ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas − é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX. Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio.”
(Adaptado de: Era dos extremos − O breve século XX. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 13.)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (17)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
O tema central da questão é a análise da pontuação e o uso de determinados termos e expressões dentro do texto de Eric Hobsbawm. Para resolvê-la, é necessário entender como a pontuação pode influenciar o significado e a função de passagens textuais, além de interpretar corretamente o contexto e as nuances do texto.
A alternativa B está correta porque destaca que, mesmo sendo um historiador, Hobsbawm utiliza valorações subjetivas, como no emprego do adjetivo lúgubres, que tem um tom expressivo ao descrever os fenômenos. Isso mostra que sua objetividade não exclui uma interpretação pessoal em seu texto.
Vamos analisar agora as alternativas incorretas:
Alternativa A: A expressão como também sua não equipara a experiência de Hobsbawm à dos jovens do final do século. Na verdade, essa expressão enfatiza que Hobsbawm viveu praticamente toda a história do século XX, sem compará-lo aos jovens mencionados no texto.
Alternativa C: Os travessões no texto citado não têm a função de enfatizar uma contradição. Pelo contrário, eles servem para explicar ou esclarecer o que se entende por destruição do passado, detalhando os mecanismos sociais que são rompidos.
Alternativa D: O termo Longevo não significa Para ter vida longa. Ele está sendo usado para indicar que Hobsbawm viveu muitos anos, abrangendo praticamente todo o século XX, e não como uma condição ou razão para viver muito.
Alternativa E: O elemento Por isso não se refere à perda de importância dos historiadores. Na realidade, refere-se ao aumento da importância dos historiadores, pois são eles que resgatam o que outros tendem a esquecer, especialmente no contexto de um presente contínuo, desconectado do passado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta B
Por o historiador ser objetivo não deixará de valorizar o subjetivo.
Assim como adjetivar fenômeno com lúgubres (que causa tristeza) não o descariquiterizará.
a) a expressão como também sua equipara a experiência de Hobsbawm à dos jovens do final do século. ERRADO. A expressão refere-se à história do século XX.
b) a objetividade de um historiador não exclui toda e qualquer valoração subjetiva, como no caso do emprego do adjetivo lúgubres, aplicado a fenômenos. GABARITO. A expessão lúgubres tem uma carga pejorativa e representa a visão do autor sobre a destruição do passado no final do século XX.
c) os travessões empregados no fragmento citado têm por função enfatizar uma contradição nos argumentos levantados pelo próprio autor. ERRADO. Os travessões aqui não apresentam uma contradição, mas apenas uma reiteração do que já havia sido escrito antes.
d) o termo Longevo, no início de um período do primeiro parágrafo, deve ser entendido como equivalente a Para ter vida longa. ERRADO. O termo longevo refere-se ao historiador Hosbawn, que, de acordo com o texto, viveu entre 1917 e 2012.
e) o elemento Por isso, iniciando o período final do fragmento, refere-se à perda de importância sofrida pelos historiadores contemporâneos. ERRADO. O termo refere-se ao fato de os jovens viverem em uma espécie de presente contínuo, sem a valorização do passado público.
Sobre a A
"Longevo, viveu como também sua praticamente toda a história do século XX."
Isso quer dizer que a história do Eric se confunde com a história do século XX devido ao seu papel de grande importância durante esse período.
Aquela questão que você responde por exclusão e marca uma alternativa que não entendeu nada mas tem certeza que as outras estão erradas.
Só por exclusão mesmo, pois não entendi..nadinha nadinha da alternativa.
Mesmo com a explicação da Glícia Teixeira, excelente, por sinal
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo