A discreta mas expressiva reação do aluno ao comentário do p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q886444 Português

A questão abaixo refere-se ao texto seguinte.


No voo da caneta


    Numa das cartas ao amigo Mário de Andrade, assegurava-lhe o poeta Carlos Drummond de Andrade que era com uma caneta na mão que vivia suas maiores emoções. Comentando isso com um jovem aluno, entrevi sua discreta expressão de piedade por aquele poeta sitiado e infeliz, homem de gabinete que não se atirou à vida. Não tive como lhe dizer, naquele momento, que entre as tantas formas de se atirar à vida está a de se valer de uma caneta para perseguir poemas e achar as falas humanas mais urgentes e precisas, essenciais para quem as diz, indispensáveis para quem as ouve, vivas para além do tempo e do espaço imediatos.

(Joelson Figueiredo, inédito)


A discreta mas expressiva reação do aluno ao comentário do professor sobre uma confissão do poeta Carlos Drummond de Andrade mostra que o estudante acreditava que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Excelente texto !

GABARITO: D

D) a expressão literária não traduz emoções verdadeiras (...)

 

Não consegui ver isso no texto (nem implicitamente). Marquei a E.

Bem complicada essa questão.  Eu fui por eliminação.

Alternativas:

B - o artista, "homem de gabinete", vive suas emoções somente na imaginação.

C - seria o contrário,  para o estudante a vida seria mais intensa.

E - a gente está falando do Drummond, ele sabia muito bem registrar suas emoções. 

Aí vem as alternativas A e D, 

Eliminei a A porque está se falando do poeta que vive suas emoções nas poesias e que passa a impressão de ser uma pessoa que não vive plenamente, não está se falando do sentido da poesia e dos sofrimentos do poeta.

Eu entendi assim...

Bons estudos.

A interpretação deste texto carrega considerável complexidade. Contudo, torna-se mais fácil compreendê-lo da seguinte forma:

 

O autor do texto, Joelson, comentou com um aluno sobre o fato de Carlos Drummond de Andrade viver suas maiores emoções com a caneta na mão, isto é, escrevendo poemas e frases.

O aluno teve pena (piedade) de Carlos Drummond de Andrade, porque, pelo fato de este poeta ter suas maiores emoções enquanto escreve, provavelmente sua vida seria infeliz (isso era o que o estudante achava), visto que deixava de viver experiências/emoções calorosas da vida - como festas, viagens, romances - para ficar isolado/cercado (sitiado) escrevendo poemas e frases.

 

Em virtude dessas conclusões, o estudante tinha, naquele momento de sua vida, a convicção de que a expressão literária não traduz emoções verdadeiras, só vivenciadas pelos que se dispõem a enfrentar a força das experiências (GABARITO - D).

A opinião do estudante naquele momento é o conteúdo cobrado pela questão.

 

Bons estudos.

A vida do Carlos Drummond de Andrade deve ter sido igual a nossa vida de "concurseiro", trancado no quarto estudando. kkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo