Os alunos com necessidades educativas especiais podem parti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1393526 Educação Física
Os alunos com necessidades educativas especiais podem participar de atividades dentro de um programa de Educação Física regular, com algumas adaptações e cuidados, se necessário. Cidade e Freitas, 2002 (citado por Darido, 2012) apontam ideias para minimizar possíveis barreiras para a aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais em relação a alguns conteúdos da Educação Física. De acordo com esse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma melhor contribuição para o aprendizado do aluno com algum tipo de necessidade.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno!

Vamos analisar a questão sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na Educação Física escolar. A alternativa E é a correta. Agora, vamos entender o porquê e explicar também as alternativas incorretas.

A alternativa E (A utilização de atividades voltadas ao desejo de jogar, possibilitando a aprendizagem das habilidades no contexto do jogo, favorecendo trocas sociais, características do princípio global do movimento.) é a correta porque valoriza o princípio global do movimento, que é essencial para a inclusão. Essa abordagem permite que os alunos aprendam habilidades em um contexto social, de forma integrada e natural, respeitando seus desejos e motivações. Isso cria um ambiente mais inclusivo e engajador, fundamental para alunos com necessidades especiais.

Agora, vamos às alternativas incorretas:

A - A realização de atividades que envolvem jogos, deve ter um caráter de aprendizagem das habilidades físicas, destrezas motoras, bem como suas táticas e regras, favorecendo a solução dos problemas motores.

Embora a aprendizagem de habilidades físicas e regras seja importante, essa alternativa não enfatiza a inclusão e o contexto social, que são cruciais para alunos com necessidades especiais. Focar apenas nas habilidades pode não atender às necessidades específicas desses alunos.

B - A aprendizagem de situações de jogos, objetivando que o aluno tenha ideia geral da atividade ou do movimento ideal com base na utilização do método analítico sintético.

O método analítico sintético pode ser útil em certos contextos, mas ele segmenta o movimento em partes, o que pode não ser eficaz para alunos com necessidades especiais, que se beneficiam mais do aprendizado global e integrado das habilidades.

C - A utilização da propriocepção na aprendizagem de um movimento ou habilidade específica deve ser facilitada pela percepção cinestésica, em uma aula regular, mas realizada em classes e escolas especiais.

Essa alternativa sugere a segregação dos alunos com necessidades especiais em classes e escolas especiais, o que vai contra o princípio de inclusão e integração no ambiente escolar regular.

D - O trabalho pedagógico do jogo deve ser pautado enfatizando o movimento biomecanicamente ideal, decompondo os fundamentos técnicos do jogo didaticamente em fases e desvinculados da tática.

A ênfase no movimento biomecanicamente ideal e a decomposição técnica podem não ser adequadas para alunos com necessidades especiais, pois eles se beneficiam mais de uma abordagem que integra habilidades e táticas de maneira natural e contextualizada.

Assim, a alternativa E é a que melhor atende às necessidades de inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais na Educação Física escolar.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo