Em relação às doenças desmielinizantes, julgue o seguinte it...
Em relação às doenças desmielinizantes, julgue o seguinte item.
Os critérios de disseminação no espaço para o diagnóstico da
esclerose múltipla incluem a presença de uma lesão em T2 em,
pelo menos, duas das quatro topografias: justacortical,
periventricular, infratentorial e medula espinhal.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é o diagnóstico da esclerose múltipla, uma doença desmielinizante. Para responder corretamente, é necessário entender os critérios diagnósticos que envolvem a presença de lesões cerebrais específicas visíveis em exames de ressonância magnética.
A alternativa correta é a C - certo.
Os critérios de disseminação no espaço para o diagnóstico de esclerose múltipla referem-se à necessidade de identificar lesões em diferentes partes do sistema nervoso central. No caso desta questão, a disseminação no espaço é confirmada pela presença de uma lesão em T2 em, pelo menos, duas das quatro regiões: justacortical (próximo ao córtex cerebral), periventricular (próximo aos ventrículos cerebrais), infratentorial (localizada na fossa posterior do crânio, envolvendo o cerebelo e tronco cerebral) e medula espinhal.
Para entender por que a opção C - certo está correta, é importante saber que esses critérios são parte do Critério de McDonald, amplamente utilizado para o diagnóstico da esclerose múltipla. Eles ajudam a diferenciar a esclerose múltipla de outras condições neurológicas que podem apresentar sintomas semelhantes.
Vamos examinar a alternativa E - errado:
A alternativa E - errado seria escolhida se os critérios descritos no enunciado não estivessem corretos de acordo com as diretrizes diagnósticas. No entanto, como os critérios de disseminação no espaço mencionados no enunciado estão de acordo com o padrão aceito, esta alternativa não se aplica à questão.
Portanto, a escolha correta é a C - certo, pois o enunciado descreve corretamente os critérios diagnósticos da esclerose múltipla.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo
Justificativa
Os critérios de diagnóstico da esclerose múltipla (EM) incluem a presença de lesões em diferentes locais do sistema nervoso central (SNC) e a disseminação dessas lesões no tempo e no espaço. A disseminação no espaço refere-se à presença de lesões em pelo menos dois locais diferentes do SNC, que são:
- Justacortical: próximo à camada cortical.
- Periventricular: ao redor dos ventrículos cerebrais.
- Infratentorial: na região posterior do cérebro, incluindo o tronco encefálico e cerebelo.
- Medula espinhal: na coluna vertebral.
A presença de lesões em pelo menos duas dessas áreas, em imagens de ressonância magnética (RM) com sequência T2, é um critério importante para o diagnóstico de EM, de acordo com os critérios de McDonald. A disseminação no espaço indica que as lesões estão afetando diferentes partes do sistema nervoso central, o que é característico da esclerose múltipla.
Pontos chave
- Disseminação no espaço: Refere-se à presença de lesões em pelo menos duas áreas diferentes do SNC.
- Lesões em T2: Sequência de ressonância magnética comumente utilizada para visualizar lesões da esclerose múltipla.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo