Protocolo, expedição, arquivamento, empréstimo, consulta e d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q168325 Arquivologia
Protocolo, expedição, arquivamento, empréstimo, consulta e destinação são atividades dos arquivos correntes.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito certo

1.1.1.Atividades do Protocolo
 
Receber, registrar e autuar, classificar, rever a classificação, expedir, distribuir, arquivar as cópias e documentos, bem como, controlar a movimentação dos mesmos. Fornecer antecedentes e precedentes, fornecer dados à turma de informações, fornecer certidões de pareceres e informações. Também fazem parte desses serviços, informar e orientar o público quanto ao andamento dos processos.
Arquivo Corrente - também chamado de ativo ou de momento que, como indica o próprio nome, é o conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-meio e atividades-fim e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da frequência com que são consultados.

Fonte: http://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-mpu-administrativa/arquivos-correntes-intermediarios.html
Fiquei na Duvida sobre o empréstimo, isso realmente é uma atividade do protocolo
A pergunta é referente ao arquivo corrente e não a atividade de protocolo. O emprestimo não faz parta das ativdades do protocolo. Minha duvida é se a destinação faz parte das atividades do arquivo corrente, pois as principais atividades são: Protocolo, Expedição, Arquivamento, Consulta e Emprestimo (PEACE). 

Ajuda ai galera...
Fiquei com dúvida em relação à destinação, pois para mim, na abordagem das Teoria das Três Idades, a destinação se da na fase Intermediária, no arquivo corrente teremos a transferência para o Intermediário ou recolhimento para o Permanente. A destinação se da na fase intermediária ou poderá acontecer também no arquivocorrente?

O dicionário brasileiro de terminologia arquivística não deixa claro se há rigidez nesse Sistema de três idades, no entanto, verifica-se também no termo Prazo de Retenção, que a destinação somente é realizada com base na TTD,sendo assim, a TTD também pode ser aplicada em arquivo corrente como no intermediário. Na prática isso procede, pois sabe-se que três idades, ciclo vital, etc, são teorias, nem sempre verificadas na prática. Importante é que não havendo maiores definiçõss sobre esse e outros assuntos, nas provas é sempre bom ter atenção com essas armadilhas, haja vista que as bancas irão cobrar a teoria.



 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo