Os eventos macrocirculatórios no recém-nascido podem ser av...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1089065 Medicina
Os eventos macrocirculatórios no recém-nascido podem ser avaliados por técnicas não invasivas e modelos experimentais, os quais indicam que a sepse pode ser caracterizada de três formas.
Com relação às formas que a sepse se manifesta clinicamente, é CORRETO afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a B. A hipertensão pulmonar é induzida principalmente pelo Tromboxano-A e a TNF-a, provocando shunt venoarterial intrapulmonar e hipoxemia, com resultante aumento do trabalho do ventrículo direito e insuficiência tricúspide. A hipertensão pulmonar é uma das manifestações clínicas da sepse em recém-nascidos, e é causada por fatores como transudação de líquidos e componentes inflamatórios, que aumentam a resistência pulmonar e dificultam a relação ventilação/perfusão. A hipertensão pulmonar pode levar a complicações como o aumento do trabalho do ventrículo direito e a insuficiência tricúspide. Portanto, a alternativa B é a única que apresenta informações corretas e coerentes sobre as manifestações clínicas da sepse em recém-nascidos.

Alternativa correta: B. A hipertensão pulmonar é induzida principalmente pelo Tromboxano-A e a TNF-a, provocando shunt venoarterial intrapulmonar e hipoxemia, com resultante aumento do trabalho do ventrículo direito e insuficiência tricúspide.

Justificativa:

  • Hipertensão pulmonar: Na sepse neonatal, a hipertensão pulmonar é frequentemente induzida por mediadores inflamatórios como Tromboxano-A e TNF-a. Esses mediadores provocam a formação de shunts venoarteriais intrapulmonares e resultam em hipoxemia.
  • Impacto no ventrículo direito: Este processo aumenta o trabalho do ventrículo direito e pode levar à insuficiência tricúspide devido ao aumento da resistência vascular pulmonar e sobrecarga do ventrículo direito.

Análise das demais alternativas:

  • A) No choque frio, o débito cardíaco cai e a resistência vascular sistêmica está acentuadamente diminuída: Incorreta. No choque frio, a resistência vascular sistêmica está aumentada, não diminuída.
  • C) A manifestação da hipertensão pulmonar clínica acontece, pois existe uma lesão do parênquima pulmonar por transudação de líquidos e componentes inflamatórios: Incorreta. A hipertensão pulmonar é mais frequentemente relacionada à resistência vascular aumentada e não à transudação que melhora a complacência pulmonar.
  • D) Os recém-nascidos que têm quadro de sepse e choque séptico instalado, têm massa ventricular esquerda relativamente maior: Incorreta. A massa ventricular esquerda não está diretamente relacionada com a sepse e choque séptico em recém-nascidos.
  • E) Como complicação da resposta cardiovascular no prematuro extremo está o fechamento precoce do canal arterial: Incorreta. O fechamento precoce do canal arterial não é uma complicação típica da sepse neonatal; geralmente, o canal arterial permanece aberto no contexto de sepse.

Pontos chave:

  • Tromboxano-A e TNF-a: Principais mediadores inflamatórios na hipertensão pulmonar associada à sepse neonatal.
  • Shunt venoarterial: Contribui para a hipoxemia e aumento do trabalho do ventrículo direito.
  • Insuficiência tricúspide: Pode ocorrer devido à sobrecarga do ventrículo direito.

Resumo: A hipertensão pulmonar na sepse neonatal é induzida por mediadores como Tromboxano-A e TNF-a, levando a shunt venoarterial intrapulmonar e hipoxemia, aumentando o trabalho do ventrículo direito e resultando em insuficiência tricúspide. Portanto, a alternativa correta é B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo