A abordagem por processos constitui uma forma de gestão próp...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito C
- Não confundir processo com projeto
- PROCESSO é uma “seqüência coordenada de atividades, com o objetivo de produzir um dado resultado”. O processo é repetitivo e gera o mesmo produto várias vezes.
- PROJETO acontece em um período determinado de tempo para gerar um produto, para gerar um resultado único em um período de tempo único.
PROCESSOS
Possuem uma sequênciacoordenadades, que são repetidas várias vezes, e criam o mesmo produto sempre.
PROJETOS
A ideia da gerência de projetos é criar um produto único (SINGULAR). Tem um tempo para gerar um produto, após isso é findado (LIMITADO NO TEMPO).
Processo é uma série de tarefas ou etapas que recebem insumos (tais como materiais, informações, pessoas, máquinas e métodos), agregam-lhes valor e produzem produtos para o cliente (tais como produto físico, informação ou serviço).
Os processos podem ser decompostos em diferentes níveis de detalhamento, do maior para o menor são: macroprocessos, processos, subprocessos, atividades e tarefas.
Fonte: material do Estratégia :)
GABARITO: LETRA C
A gestão por processos rompe os antigos departamentos funcionais em busca de maior coordenação de esforços e está baseada num CONJUNTO DE ATIVIDADES INTER-RELACIONADAS E SEQUENCIAIS, FOCADAS NO CLIENTE E NA GERAÇÃO DE VALOR EM PRODUTOS E SERVIÇOS.
RESUMO DO QUE VOCÊ PRECISA SABER DE GESTÃO POR PROCESSOS
1) Ela é HORINZONTAL (dividida em DEPARTAMENTOS) e não vertical (a gestão tradicional - que surgiu antes da Gestão por processos - que é assim).
2) Seu foco é no CLIENTE. Este é o ponto de partida, o ponto de chegada e a base para a tomada de todas as decisões.
3) Ela transforma INPUTS (ENTRADAS) em OUTPUTS (SAÍDAS) por meio de um processo.
Lembre-se: essas entradas (inputs) podem ser LÓGICAS OU FÍSICAS. São lógicas quando há entrada de INFORMAÇÕES e são físicas quando há entrada de INSUMOS (ex: matéria-prima).
4) ESTRUTURA HIERÁRQUICA DOS PROCESSOS: MP SAT: Macropocessos, Processos, Subprocessos, Atividades e Tarefas. (lembre-se: as tarefas também podem ser chamadas de operações e representam a menor fração de um processo).
5) A CLASSIFICAÇÃO mais comum de processos é a que divide eles em:
1) Processos principais: são aqueles que entregam valor DIRETAMENTE ao cliente. Pensa que são as atividades-fim da organização. Ex: atendimento ao cliente.
2) Processos secundários: são chamados também de suporte, ou seja, são aqueles que entregam valor INDIRETAMENTE ao cliente. Sem esses, os processos principais não conseguiriam ser executados. O melhor exemplo pra esse tipo seria a GESTÃO DE PESSOAS (RH).
3) Processos gerenciais: são aqueles ligados a ESTRATÉGIAS e utilizados na TOMADA DE DECISÃO, no estabelecimento de metas e na avaliação de resultados. Lembra que esses também entregam valor INDIRETAMENTE ao cliente. Ex: planejamento estratégico.
Sabendo disso, você já consegue ter uma visão quase geral da Gestão por Processos. :)
GABARITO: C
Conceito da ABNT NBR ISO 9001:2008
"Para uma organização funcionar de maneira eficaz, ela tem que determinar e gerenciar diversas atividades interligadas. Uma atividade ou conjunto de atividades que usa recursos e que é gerenciada de forma a possibilitar a transformação de entradas em saídas pode ser considerada um processo. Freqüentemente a saída de um processo é a entrada para o processo seguinte."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo