A cultura organizacional é um conceito bastante amplo e perm...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Letra B
Observe que no referido item a banca exemplificou alguns componentes do que é conhecido como: Artefatos Observáveis
Resumindo:
Níveis da Cultura.
A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele a cultura existe em três níveis:
Ø Artefatos - É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente é tudo o que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro deste nível temos os produtos, padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem, etc.
Ø Valores - Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existe em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.
Ø Pressupostos Básicos - São as verdades inquestionáveis. Valores tão arraigados que nem mais são explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.
Vamos analisar agora algumas questões sobre este tema para fixar o conteúdo:
1-(CESPE - MIN. COMUNICAÇÕES / ADMINISTRAÇÃO - 2008) Na tradicional classificação de três níveis da cultura organizacional, as pressuposições básicas constituem o terceiro nível, o mais íntimo, profundo e oculto.
2-(CESPE - ANAL. GESTÃO PESSOAS- SERPRO - 2010) Os pressupostos básicos da cultura organizacional são de difícil mudança, pois são implícitos, arraigados e orientadores do comportamento organizacional.
3-(CESPE - ANAL. GESTÃO PESSOAS- SERPRO - 2010) Os três níveis da cultura organizacional são: artefatos observáveis, valores adotados e pressupostos básicos.
4-(CESPE - MTE / ADMINISTRAÇÃO - 2008) A reunião anual que tradicionalmente é realizada pela diretoria para apresentar resultados e homenagear aqueles que alcançaram ou superaram as metas propostas pela organização pode ser citada como exemplo de artefato da cultura organizacional.
- (TODAS CERTAS)
Letra C está relacionada com o Clima Organizacional
os fatores endógenos, como valores e crenças, e exógenos, como prestígio e colocação no mercado.
Qual é o erro?
Complementando:
3 níveis da cultura organizacional
Segundo o professor Schein pode ser decomposta em três níveis:
Artefatos: é o nível visível da cultura – muitas vezes confundido como a única forma de cultura. Quando você ouve histórias sobre a cultura do Google e pensa em escorregador no escritório, bicicletas coloridas, comidas à vontade…. tudo isso são artefatos da cultura e não A cultura em si.
Crenças e valores adotados: esse nível pode ser até observado através de pesquisas e entrevistas – trata-se dos valores principais compartilhados pelo grupo. A forma como você deve se comportar, as atitudes que não são toleradas e assim por diante.
Suposições básicas: são os sentimentos que as pessoas integrantes do grupo assumem como verdade – não é observado mas é muito sentido/percebido.
http://blog.convenia.com.br/cultura-organizacional/
A cultura é AVP
- Artefatos (fase visível e superficial) exemplo: símbolos, marcas, reuniões etc.
- Valores (fase intermediária - nem sempre visível) exemplo: ideologias, valores
- Pressupostos básicos (camada mais profunda - estam tão arraigados que não ão mais discutidos)
Um exemplo seria a ideia da participação ou não da mulher no mercado de trabalho. Este conceito era polêmico nos anos 50, mas atualmente não é mais um fator discutido. São fontes de valores;
Bons estudos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo