Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julg...
Texto CB2A1-I
A rapidez da difusão do comércio eletrônico tem trazido novas oportunidades para o pequeno negócio, o varejo e as micro e pequenas empresas (MPE), que se veem na contingência de mudança na gestão do comércio, visando um aumento de lucratividade e novas oportunidades, com uma fatia maior do comércio eletrônico.
Com a utilização do sistema B2C, sistema de comércio eletrônico, várias vantagens podem ser apresentadas, como a facilidade de estabelecer compras online 24 horas por dia, sete dias da semana. Verifica-se, ainda, a otimização dos fatores da atividade empresarial, como quadro pessoal, loja física e mobilidade urbana, a diminuição de tempo gasto com as operações e a sustentabilidade com a teoria de utilização racional de papéis (em inglês, less paper).
Este guia é direcionado aos pequenos empresários, aos varejistas e a todo tipo de comerciante que vise ampliar suas atividades pelo uso de novas tecnologias. Os produtos englobados por este guia resumem-se em mercadorias, software, hardware e serviço. Os consumidores protegidos pela norma conceituam-se como membro individual do público geral, que compra ou usa produtos para fins pessoais ou finalidades domésticas.
Todavia, para que esse sistema de transações de comércio eletrônico seja eficaz, o comerciante deve planejar, implantar e desenvolver o sistema de comércio eletrônico e mantê-lo atualizado e transparente, de modo a auxiliar os consumidores na efetivação da credibilidade desse tipo de negociação online.
Para tanto, a capacidade, a adequação, a conformidade, a pluralidade e a diversidade na rede devem gerar um maior suporte ao consumidor, em relação às suas reclamações e dúvidas na transação eletrônica.
Utilize o passo a passo sugerido neste guia e seja bem-sucedido em seu comércio eletrônico!
ABNT/ SEBRAE. Guia de implementação ABNT NBR ISO 10008: gestão da qualidade –
satisfação do cliente – diretrizes para transações de comércio eletrônico de negócio a consumidor.
Rio de Janeiro: 2014, p. 31 (com adaptações).
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue os seguintes itens, de acordo com as disposições do Manual de Redação da Apex-Brasil.
I O acréscimo do termo a logo após a palavra “visando” (primeiro parágrafo) — visando a um aumento — manteria a correção gramatical do texto.
II Caso o termo “na”, no trecho “de modo a auxiliar os consumidores na efetivação da credibilidade” (quarto parágrafo), fosse substituído por junto à, seria mantida a correção gramatical do texto.
III Seria mantida a correção gramatical do texto caso o termo “às”, no trecho “em relação às suas reclamações e dúvidas” (quinto parágrafo), fosse substituído por a — em relação a suas reclamações e dúvidas.
Assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (42)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não teria essa crase no item II.
Letra B.
O item I está certo porque visar no sentido de almejar é VTI, já visar no sentido de mirar é VTD
Item I: certo. Verbo visar, no sentido de almejar, normalmente é utilizado com a preposição "a". Porém, modernamente, já se admite a construção do verbo, nesse sentido, sem preposição.
Item II: errado, devido à regência do verbo "auxiliar". No texto, ele foi empregado como VTDI; nesse caso, o complemento preposicionado poderá ser precedido das preposições "em" ou "contra". Exemplos:
Joana o auxiliou no exercício de cálculo III.
O exército do país vizinho auxiliou seu aliado contra o inimigo comum.
Item III: certo. Retirando-se o artigo definido plural "as" de "às suas", resta apenas a preposição "a": em relação a suas reclamações e dúvidas. O paralelismo também é mantido.
I. Visar (=almejar) -> normalmente usado com a preposição "a", mas atualmente o uso desse verbo sem a preposição é aceito.
III. Antes de pronomes possessivos adjetivo, o artigo é facultativo. Portando, ambas as formas estão corretas.
Acho que o gabarito será alterado p/ letra D:
A locução prepositiva junto a recebe crase sempre que for seguida por um termo feminino.
- A casa fica junto à praça.
- Ele pediu para esperar junto às lojas.
- O cachorrinho está sempre junto à dona.
Já se a palavra que vier imediatamente após a expressão junto a for masculina, não se usa a crase.
- A casa fica junto ao fórum.
- Ele pediu para esperar junto aos bancos.
- O cachorrinho está sempre junto a mim.
fonte: https://clubedoportugues.com.br/junto-a-junto-de-ou-junto-com/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo