Leia as informações a seguir: I.Angelina Jolie começou no ci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2658799 Atualidades

Leia as informações a seguir:


I.Angelina Jolie começou no cinema jovem, aos sete anos. Ela é filha do consagrado ator Jon Voight. Sua primeira aparição nas telas foi, justamente, em um filme estrelado pelo pai, "Lookin' to Get Out" (1982) (CNN, 2024).

II.A vencedora do Oscar, Gwyneth Paltrow, aproveitou o caminho pavimentado pelos pais, a atriz Blythe Danner ("Entrando Numa Fria") e o diretor Bruce Paltrow ("Duets: Vem Cantar Comigo"), para trilhar uma carreira de sucesso em Hollywood (CNN, 2024).

III.Ao lançar sua própria marca de roupas, Sasha Meneghel não titubeou ao falar sobre os privilégios de ser filha de famosos — ela é fruto da relação da apresentadora Xuxa com o modelo Luciano Szafir (G1, 2024).

IV.Sandy e Júnior: os dois filhos de Xororó, hoje com 40 e 39 anos, respectivamente, fazem sucesso desde criança, quando despontaram como uma dupla. Primeiro, eles entoavam hits sertanejos, que depois viraram para o pop. A dupla se separou em 2007, mas ambos seguiram na música com carreira solo (G1, 2024).

V.O pai de Pedro de Godoy Bueno, Edson de Godoy Bueno, foi presidente do grupo Amil, empresa de planos de saúde. A mãe, Dulce Pugliese de Godoy Bueno, é médica e está entre as mulheres mais ricas do Brasil. Pedro é presidente do grupo Dasa (DASA3), do setor de saúde (ESTADÃO, 2024).

VI.Bernard Arnault, bilionário à frente do conglomerado de luxo LVMH, que inclui as marcas Louis Vuitton e Moët & Chandon, e um dos homens mais ricos do mundo, nomeou seu filho, Frédéric, de apenas 29 anos, como novo CEO da divisão de relógios da empresa. O jovem executivo ingressou na TAG Heuer em 2017, assumiu como CEO em 2020 e agora passa a gerir toda a divisão de relógios, que tem as marcas Hublot e Zenith. A seu exemplo, cada um de seus irmãos ocupa posições de liderança em empresas do grupo (FORBES, 2024).


Os seis cenários descritos fazem alusão a um termo bastante em voga, que ilustra como os privilégios e o acesso desigual às oportunidades, que perpetuam as desigualdades sociais e econômicas e, em português, é:

Alternativas