Julgue o item que se segue, com base nas ideias, no vocabulá...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: DATAPREV Provas: CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Processamento | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Advocacia | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Análise de Negócios | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Arquitetura e Engenharia Tecnológica | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Comunicação Social | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Contabilidade | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Desenvolvimento de Software | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Sustentação Tecnológica | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Engenharia Civil | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Médico do Trabalho | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Engenharia Elétrica | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Engenheiro de Segurança do Trabalho | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Engenharia Mecânica | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Engenheiro de Dados | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Estratégia e Governança | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Gestão de Pessoas | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Gestão de Serviços de TIC | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Gestão Econômico-Financeira | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Infraestrutura e Operações (Facilities) | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Inteligência da informação | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Logística, Aquisições e Contratos | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Segurança Cibernética | CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Segurança da Informação e Proteção de Dados |
Q2274222 Português
        A cibersegurança, embora seja um tema há muito discutido em âmbito global, é um campo relativamente novo no Brasil. No entanto, tem ganhado destaque por conta da intensa migração de dados para ambientes em nuvem e da interconexão praticamente global de dispositivos na Internet. A proliferação de dispositivos conectados à Internet, desde eletrodomésticos até equipamentos industriais, aumentou consideravelmente a superfície de ataque, transformando o cenário de riscos. O que antes parecia ficção científica, como geladeiras ou medidores de pressão de gasodutos conectados à rede de computadores, agora é uma realidade tangível.
        Entretanto, a adoção apressada de tecnologias conectadas à Internet muitas vezes ocorre sem a devida atenção à segurança. Essa falta de consideração em relação à cibersegurança pode expor empresas a riscos substanciais, pois a falta de preparação e avaliação da superfície de ataque pode permitir que brechas sejam exploradas por agentes maliciosos.
        Uma das principais questões, quando se fala em cibersegurança, é a de que não existe uma “bala de prata”, ou seja, uma solução única para todas as falhas que podem ocorrer. Cada organização possui características, riscos e necessidades distintos, o que exige a criação de soluções personalizadas para mitigar ameaças específicas.
         Nesse sentido, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) desempenhou um papel significativo no cenário de cibersegurança ao estabelecer diretrizes para a prevenção de vazamentos e a proteção de dados. Empresas são agora obrigadas a adotar medidas proativas para evitar incidentes de segurança e garantir a privacidade dos dados. O investimento em cibersegurança deve ser entendido como um seguro de carro: deve-se investir na prevenção para minimizar os danos de um eventual incidente. 

Internet: <economiasc.com> (com adaptações).
Julgue o item que se segue, com base nas ideias, no vocabulário e na estruturação linguística do texto precedente.

É facultativo o emprego do sinal indicativo de crase no vocábulo “a” presente no trecho “pode expor empresas a riscos substanciais” (segundo período do segundo parágrafo).  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimentos sobre o fenômeno da crase. O fenômeno da crase é indicado pelo uso do acento grave (`) e representa a junção da preposição “a” + o artigo definido “a”, de modo que só pode ocorrer, em geral, no caso em que haja termos regidos pela preposição “a” (regência verbal ou nominal) + palavras femininas que aceitem o artigo definido “a”.


No caso de “expor empresas a riscos”, ocorre que a regência verbal de “expor” inclui a preposição “a”, entretanto, “riscos” é uma palavra masculina, não admitindo precedência pelo artigo definido “a”. Por essa razão, tem-se como regra que a crase nunca ocorre antes de palavras masculinas. 


Sendo assim, a afirmação de que a crase é facultativa no exemplo é falsa, uma vez que a crase não ocorre antes de palavras masculinas (como “riscos”).


Gabarito: ERRADO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RISCOS é palavras Masculina, Falamos: OS RISCOS E NÃO AS RISCOS(X)

Sem contar também que OS RISCOS está no Plural enquanto temos Preposição no Singular

Diante de palavra Masculina, crase passa mal

Crase no singular + palavra no plural= CRASE NEM A PAUUU

Gabarito: Errado!

Casos proibidos:

● Antes de masculino = Andamos a cavalo​ ontem.

● Antes de plural (a + plural) = Refiro-me a mulheres​ jovens.

● Antes de pronomes = Diga a ela​ e a ele​ tudo que sabe.

● Antes de verbo = Ficou a ver​ navios ontem a partir​ das 18h.

● Antes de artigos indefinidos (um - uma) = Vou a uma​ festa e depois a um​ jogo.

● Após preposições (para - durante - com - sobre - após - desde…) = Vamos para​ a festa.

● Após daqui e daí = Daqui​ a 3h, eu viajarei.

● Entre palavras repetidas = Ficou cara​ a cara​ com o ladrão.

Gabarito: Errado.

Casos facultativos:

  1. Nome próprio feminino. (Maria)
  2. Após a preposição "ATÉ"
  3. Pronome possessivo feminino. (ex. sua)

Dica que aprendi com o Prof. Jáder do PHD Concursos: Até a sua Maria.

MACETE PARA NÃO ERRAR QUESTÃO DE FRASE NEVER MORE! ( E POUPAR VC DE DECORAR TDS AS REGRAS )

A ESTAVA BONITA

COLOQUE NO ESPAÇO A FRASE A QUAL A CRASE ESTÁ SE REFERINDO, E VEJA SE FAZ SENTIDO, SE FIZER , É PORQUE TEM CRASE , E SE NÃO FIZER, VOCE JA SABE .

EX: VAMOS A FESTA ?

A FESTA ESTAVA BONITA.

A RISCOS ESTAVA BONITA

aprendi com um prof no yt, ñ lembro o nome dele no momento rs.

Crase facultativa = ATÉ SUA MARIA

Adendo: A no singular + palavra no plural, crase nem a p@u

SERTÃO!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo