Sobre a hidrografia brasileira, assinale a alternativa CORR...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a hidrografia brasileira.
A alternativa correta é a alternativa B: "A superioridade de rios que deságuam no mar, nascem no interior do país e percorrem em direção ao oceano, chamado de drenagem do tipo exorréica."
Para entendermos melhor, vamos discutir cada alternativa:
Alternativa A: "Predomina o regime pluvial tropical no qual as cheias coincidem com a estação mais chuvosa do ano, o verão que se estende de dezembro a maio." Esta alternativa está incorreta porque o regime pluvial tropical é de fato predominante, mas o período de chuvas e as cheias podem variar dependendo da região. Por exemplo, na Amazônia, o período de cheia ocorre normalmente entre dezembro e maio, mas no sertão nordestino pode ser diferente.
Alternativa B: "A superioridade de rios que deságuam no mar, nascem no interior do país e percorrem em direção ao oceano, chamado de drenagem do tipo exorréica." Esta é a alternativa correta. O Brasil possui muitos rios que nascem no interior do continente e fluem em direção ao oceano, caracterizando a drenagem exorréica, onde as águas escoam para fora da área onde se originam.
Alternativa C: "Domínio principal de foz do tipo estabilizado e alguns rios com foz do tipo delta." Esta afirmação está incorreta porque no Brasil há uma predominância de rios com foz em estuário, não estabilidades. Rios como o Amazonas formam um estuário, embora existam exemplos de foz em delta, como o rio Parnaíba.
Alternativa D: "Todas as alternativas estão corretas." Esta alternativa também está incorreta porque somente a alternativa B está correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA B
No Brasil, os rios são caudalosos e as bacias hidrográficas extensas, proporcionando um significativo potencial hídrico no desenvolvimento de usinas hidrelétricas, captação de água, irrigação, transporte entre outros.
As principais características da hidrografia brasileira são:
• Ocorrência de grande parte dos rios do tipo caudalosos, isso significa cursos com elevado volume de água e que não secam (perene), característica derivada do clima úmido. Somente no sertão nordestino ocorre, em determinadas localidades, rios temporários.
• Domínio principal de foz do tipo estuário e alguns rios com foz do tipo delta.
• Os regimes dos rios brasileiros são de predominância do tipo pluvial, isso quer dizer que os períodos de cheias e vazantes são determinados pela ocorrência de chuvas e secas, influência direta do clima na hidrografia.
• Modesta quantidade de lagos.
• Superioridade de rios que deságuam no mar, nascem no interior do país e percorrem em direção ao oceano, chamado de drenagem do tipo exorréica.
• Grande parte dos rios corre sobre planaltos e depressões, esses são os tipos de relevo que mais se destacam no Brasil, favorecendo a instalação de usinas hidrelétricas.
FONTE: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/hidrografia-brasil.htm#:~:text=
Drenagem exorréica - de dentro para fora.
Drenagem endorréica - de fora para dentro.
o importantissimo rio sao francisco é exemplo de drenagem do tipo endorreica
Na verdade até os rios que correm em direção ao interior desaguam no mar em algum momento.
Rio São Francisco não tem drenagem endorreica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo