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Q1782954 Ética na Administração Pública

A palavra costume se diz, em grego, ethos – donde, ética – e, em latim, mores – donde, moral.


Marilena Chauí. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000. p. 437-438.


Considerando-se o pensamento de Aristóteles acerca da distinção entre saber teorético e saber prático, é correto afirmar que, para o autor, ética e moral referem-se

Alternativas

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De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da ética e da moral conforme o pensamento de Aristóteles.

Vejamos as alternativas:

A) Ao saber prático, que consiste no conhecimento daquilo que só existe como consequência de nossa ação e, portanto, não depende de nós.

Errada. Em que pese o conceito de saber prático estar correto, a ação depende de nós, pois segundo Aristóteles, o agente, a ação, e a finalidade do agir são inseparáveis.

B) Ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e que, como tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros.

Certa. Para Aristóteles, ética e moral não são inatas. Ambas evoluem por intermédio dos resultados da aprendizagem e dos costumes da sociedade, fazendo com que os homens, por meio de seus valores e obrigações, sejam capazes de praticar atos justos.

C) A um saber meramente teorético.

Errada. Deve ser considerado também o saber prático.

D) Ao fato de que, na práxis, o agente, a ação e a finalidade do agir são separáveis.

Errada. Para Aristóteles, o agente, a ação, e a finalidade do agir são inseparáveis.

Para fins de embasamento teórico recomendo as seguintes bibliografias:

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Editora Ática, 2000.

CORTINA, Adela; MARTÍNEZ, Emilio. Ética. Editora Loyola, 2005.


Gabarito do Professor: Letra B.

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Comentários

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 Em outras palavras, ética e moral referem-se ao:

- conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e que, como tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros.

(extraído p/ fins didáticos de Convite à Filosofia - de Marilena Chauí - Ed. Ática, São Paulo, 2000). 

Gabarito B

Complementando

 O filósofo Aristóteles entende a ética como sendo uma disciplina prática, pois está vinculada à ação humana. Nesse sentido, pode-se dizer que o homem não nasce bom ou justo, mas torna-se bom ou justo à medida que pratica tais atos. Pensando assim, Aristóteles divide a natureza do homem bom em duas partes distintas: um corpo; uma alma.

Aristóteles divide as virtudes do seguinte modo:

1. Virtudes intelectuais;

2. Virtudes morais.

A primeira, a (virtude dianoética), nasce e progride graças aos resultados da aprendizagem, isto é da educação. Portanto, leva tempo e demanda experiência; a segunda é a virtude moral (costumes, hábitos, práticas), ela não é gerada em nós por natureza, somos adaptados a recebê-la. Ela é resultado do hábito (ethos) que imprime em nós a virtude.

A característica fundamental da moral aristotélica é, portanto, o racionalismo, visto ser a virtude ação consciente segundo a razão, que exige o conhecimento absoluto, metafísico, da natureza e do universo, natureza segundo a qual e na qual o homem deve operar.

fonte: https://blogdoenem.com.br/etica-e-moral-filosofia-enem/

https://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/teologia.htm#:~:text=A%20caracter%C3%ADstica%20fundamental%20da%20moral,qual%20o%20homem%20deve%20operar.

Volitivo: que provém da volição, da vontade ou que a exprime.

Volição: ação de escolher ou decidir.

e) errado. É uma absurdo dizer que o agente e ação são separáveis.

Aquela que não curte a classe média

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