Com a afirmação “Você não está só”, no segundo parágrafo, o ...
Leia o texto para responder à questão.
Qual foi a última coisa que você fez antes de dormir na noite passada? É bem provável que tenha sido dar uma olhada no celular.
Você não está só. Um estudo feito nos EUA pela Fundação Nacional do Sono estima que 48% dos americanos adultos usam os chamados gadgets – celulares, tablets, laptops – na cama. Em outros países, pesquisas indicam que a prevalência é ainda maior entre os adultos mais jovens.
Especialistas afirmam que precisamos de 30 a 60 minutos de preparação pré-sono para darmos ao cérebro uma chance de descontrair. Atividades como ler um livro ou tomar uma bebida quente ajudam. Mas, segundo Matthew Walker, da Universidade da Califórnia, no momento em que pegamos o celular, por exemplo, interrompemos essa preparação e prolongamos o dia – incluindo o estresse vindo dele.
Especialistas em ciência do sono acreditam que precisamos aprender a tomar distância de nossos dispositivos. Ben Carter, do King’s College de Londres, conduziu uma análise de 20 estudos sobre o impacto da tecnologia nos padrões de sono de crianças e descobriu que apenas a presença de gadgets no quarto já faz com que elas durmam menos profundamente que crianças sem a presença dos aparelhos.
Nos EUA, o Centro para o Controle de Doenças diz que 35% dos americanos não dormem o suficiente – 70 milhões de pessoas dormindo menos de seis horas por noite, um salto de quase 30% em comparação com dez anos atrás. Segundo a agência governamental, isso criou uma epidemia em que as pessoas sofrem para se concentrar ou se lembrar de coisas no trabalho. Dormir de menos também está ligado a um aumento nos riscos de batidas de carro e acidentes de trabalho. Deficiência de sono, segundo cientistas, está ligada a uma variedade de problemas de saúde, como diabetes, depressão e doenças cardíacas.
“É um dos problemas mais ignorados de nossos tempos”, diz Collin Espie, da Universidade de Oxford. “O sono é fundamental para uma série de funções ligadas à saúde e ao bem-estar”.
(Richard Gray. “Como evitar que gadgets destruam nosso sono
e nos deixem feito ‘zumbis’ no trabalho”. 19.01.2018.
http://www.bbc.com/portuguese
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão apresentada é sobre interpretação de texto, especificamente sobre a compreensão de um trecho onde o autor faz uma suposição sobre o leitor.
No trecho citado, "Você não está só", o autor do texto está falando diretamente ao leitor, sugerindo que a ação de verificar o celular antes de dormir é uma prática comum não apenas para o leitor, mas para muitas pessoas. Isso está no contexto de um estudo que mostra que 48% dos americanos adultos usam dispositivos eletrônicos na cama.
A alternativa B - utilize o celular antes de dormir é a correta, pois está diretamente relacionada ao comportamento mencionado no texto. O autor pressupõe que o leitor também faz parte desse grupo que olha o celular antes de dormir, daí a expressão "Você não está só".
Vamos analisar por que as outras alternativas não são adequadas:
- A - já sofra de insônia crônica: O texto não menciona insônia crônica, mas sim dificuldades de sono relacionadas ao uso de dispositivos.
- C - ainda não tenha atingido a maioridade: O texto menciona adultos e crianças separadamente, mas a suposição inicial é sobre adultos, não sobre a idade do leitor.
- D - use o celular apenas para fazer chamadas: O contexto da discussão é sobre o uso geral de gadgets, incluindo celulares, tablets e laptops, não restrito a chamadas.
- E - tenha sido interrogado por um pesquisador: Não há menção de que o leitor tenha participado de alguma pesquisa, apenas que o comportamento é comum.
Ao analisar questões de interpretação de texto, é importante identificar palavras-chave e o contexto em que são utilizadas. No caso, a expressão "Você não está só" conecta o leitor a um comportamento comum que é confirmado pelo estudo citado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA B
? Qual foi a última coisa que você fez antes de dormir na noite passada? É bem provável que tenha sido dar uma olhada no celular. Você não está só.
? O autor demonstra uma suposição que o leitor tenha olhado o celular antes de dormir, logo após irá apresentar dados que comprovem essa suposição, visto que grande parte da população efetiva essa ação antes de dormir.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo