Paciente, sexo feminino, 65 anos, internada devido diagnósti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2427948 Medicina

Paciente, sexo feminino, 65 anos, internada devido diagnóstico acidente automobilístico com traumatismo craniano e hematoma subdural. Paciente segue em ventilação mecânica invasiva, com uso de drogas vasoativas em dose alta, com monitorização de pressão intracraniana mostrando sinais de hipertensão intracraniana. Foi submetida a tomografia computadorizada com contraste e 48horas após, evoluiu com queda do débito urinário para 0,25 mi/kg/hora e sobrecarga hídrica. Exames de laboratório mostram: Na 137 mEq/L, K 6,8 mEq/L, ureia 145 mg/dl e creatinina 2,5 mg/dl. Qual das seguintes possibilidades é a melhor escolha de terapia renal substitutiva para esta paciente?

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alternativa correta: D. Hemodiafiltração venovenosa contínua

justificativa

Para pacientes críticos com hipertensão intracraniana, em ventilação mecânica invasiva e com necessidade de drogas vasoativas em alta dose, a hemodiafiltração venovenosa contínua é a escolha preferida de terapia renal substitutiva. Este método oferece maior estabilidade hemodinâmica e permite um controle melhor e mais seguro da pressão intracraniana, além de ser eficaz na remoção de solutos e no controle do volume hídrico, fatores cruciais para a situação clínica descrita.

análise das demais alternativas

[A]: A diálise extendida (SLED) é uma boa opção em certos casos, mas pode não oferecer a mesma estabilidade hemodinâmica que a hemodiafiltração contínua.

[B]: A hemodiálise intermitente pode causar flutuações hemodinâmicas significativas, o que é indesejável em pacientes com hipertensão intracraniana e em estado crítico.

[C]: A diálise peritoneal contínua não é geralmente recomendada para pacientes críticos com comprometimento hemodinâmico e hipertensão intracraniana.

[E]: A diálise peritoneal intermitente também pode não ser adequada para pacientes críticos devido à sua menor eficiência na remoção de solutos e controle de volume.

resumo

Para a paciente descrita, a hemodiafiltração venovenosa contínua é a escolha mais adequada devido à sua capacidade de proporcionar estabilidade hemodinâmica e controle eficaz da pressão intracraniana, essenciais em um contexto de trauma craniano grave e complicações renais agudas.

pontos chave

  • A hemodiafiltração venovenosa contínua oferece maior estabilidade hemodinâmica.
  • É eficiente na remoção de solutos e controle do volume hídrico.
  • É a opção preferida para pacientes críticos com hipertensão intracraniana.
  • Outras modalidades de diálise podem não fornecer a mesma estabilidade e eficácia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo