Analise as afirmativas sobre a Tarifa Alves Branco e, em se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2134935 História
Analise as afirmativas sobre a Tarifa Alves Branco e, em seguida, marque V para as verdadeiras e F para as falsas. Por fim, marque a alternativa com a sequência correta.
( ) A Tarifa Alves Branco buscou eliminar as vantagens tarifárias conquistadas por muitas nações estrangeiras em acordos comerciais com o Brasil, assinados por D. João VI e D. Pedro I.
( ) A Tarifa Alves Branco estabeleceu alíquotas entre 30% e 60% sobre artigos importados.
( ) A Tarifa Alves Branco contribuiu de forma decisiva para a consolidação do processo de industrialização da economia imperial.
( ) Assinada em 1810, foi proposta e elaborada pelo então Ministro da Fazenda Manuel Alves Branco.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As tarifas Alves Branco , criadas em função da proposta do ministro Manuel Alves Branco trouxeram modificações no cenário econômico brasileiro, na medida em que as taxas alfandegárias preferenciais para alguns países foram eliminadas. Isto criou nova fonte de renda para o país. Os gastos gerados pela contenção das revoltas, as dificuldades enfrentadas no setor agrícola e as indenizações pagas para se obter o reconhecimento da independência foram alguns dos fatores que incentivaram a transformação de nossas taxas alfandegárias. Até então Portugal pagava 17% ad valorem e a Inglaterra somente 15%, o que inundou o Brasil de produtos ingleses, alguns absolutamente desnecessários como patins de gelo.

Sobre o tema são adequadas as obras sobre Segundo Reinado tais como História Geral da Civilização Brasileira, volume II – Brasil Monárquico. E A Monarquia Brasileira de José Murilo de Carvalho.

 

1-      VERDADEIRA- As Tarifas Alves Branco eliminaram as baixas tarifas para produtos importados e as preferenciais para a Inglaterra.

 

2-      VERDADEIRA- As tarifas estabeleceram os percentuais de 30 e 60% ad valorem para produtos importados. Os produtos não existentes no país pagariam 30% e os concorrentes 60%.

 

3-     FALSA- As Tarifas Alves Branco restauraram, ao menos em parte, as reservas brasileiras, desgastadas com questões econômicas e políticas mas não houve uma industrialização neste momento.

 

4-      FALSA- As Tarifas Alves Branco foram assinadas em 1844 e não em 1810. Em 1810 foram assinados os Tratados de Aliança e Amizade Comércio e Navegação com a Inglaterra.

 

Alternativas:

 

A)     INCORRETA

B)     INCORRETA

C)     INCORRETA

D)     CORRETA-

 

RESPOSTA: D. Este é o gabarito oficial, que não atende à análise efetiva das assertivas. As duas primeiras são verdadeiras e as duas últimas são falsas. Não há opção adequada

 

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão passivel de anulação.

A Tarifa Alves Branco foi assinada em 1844 e não em 1810 como diz a quarta alternativa.

Não tem resposta falsa nas alternativas apresentadas, nem no gabarito apontado.

Questão errada.

Sim, a Tarifa Alvez Branco foi assinada em 1844. Em 1810, foram os Tratados Desiguais.

Para mim, a resposta correta seria V - V - F - F

O que foi a tarifa Alves Branco? A nova tarifa para as alfândegas do Império foi proposta e elaborada pelo então Ministro da Fazenda, Manuel Alves Branco, ficando conhecida como Tarifa Alves Branco. Assinada em 1844, estabelecia que cerca de três mil artigos importados passariam a pagar taxas que variavam de 20 a 60 %.

Para um estudo mais detalhado: https://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/tarifa.html#:~:text=A%20nova%20tarifa%20para%20as,variavam%20de%2020%20a%2060%20%25.

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/a-tarifa-alves-branco.htm

Gabarito errado! A Tarifa Alves Branco não foi assinado em 1810, mas sim no período do Segundo Reinado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo