No texto, o autor utiliza parênteses, em diferentes trechos,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1797741 Português
 Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares à sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo ciao ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como-se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo, mas sem ferir o pudor (o seu pudor, bem entendido), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento. Feito um banhista incerto, assoma depois com sua nudez no trampolim do patamar e avance dois passos como se fosse beirar um salto, silenciando de vez, embaixo, o surto abafado dos comentários. Nada de grandes lances. Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada. Passe por eles calado, circule pela casa toda como se andasse numa praia deserta (mas sempre com a mesma cara de louco ainda não precipitado), e se achegue depois, com cuidado e ternura, junto à rede languidamente envergada entre plantas lá no terraço. Largue-se nela como quem se larga na vida, e vá fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé (já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo.

Raduan Nassar. Aí pelas três da tarde. In: Ítalo Moriconi (Org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 (com adaptações). 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir. 
No texto, o autor utiliza parênteses, em diferentes trechos, para fazer digressões.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta questão avalia se o candidato sabe reconhecer o emprego correto dos parênteses nas mais diversas situações de uso e nos mais variados gêneros textuais . Vale a pena lembrar que o texto associado à questão é um texto literário e, nesse caso, certos usos de pontuação podem ser subvertidos em nome do estilo do autor ou para criar determinado efeito de sentido .

Nossa tarefa aqui é julgar o seguinte item:

No texto, o autor utiliza parênteses, em diferentes trechos, para fazer digressões.

Mas o que é uma digressão?

Na literatura, trata-se do ato de romper a continuidade de um discurso com uma mudança de tema intencionada . Pode ser uma reflexão da volta do passado, um flash-back refletivo, por exemplo . Por estar fora do assim chamado texto principal (até porque são quebras na continuidade), a digressão fica entre parênteses . Portanto, a afirmação do enunciado está correta.



Gabarito do professor: Certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C

Digressão: tipo de recurso para desviar da tematica tratada.

O autor utiliza os pararentes para explicar/ironizar/exclarer o texto

CERTO

digressão (muito utilizada por Machado de Assis) pode ser caracterizada como uma porção textual que não se acha diretamente relacionada com o segmento precedente nem com o que lhe segue; entretanto, não é acidental e tampouco cria uma ruptura da coerência, na medida em que é fruto de relações de relevância tópica.

Digressão (como estilo de escrita): afastamento, desvio momentâneo do assunto sobre o qual se fala ou escreve.

White sem dó!

Dicionário

Digressão

substantivo feminino

  1. 1.
  2. ato ou efeito de se afastar, de ir para longe do lugar onde se estava; divagação, viagem, passeio, excursão.
  3. 2.
  4. FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE
  5. afastamento, desvio momentâneo do assunto sobre o qual se fala ou escreve.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo