Os estudos sobre a evolução dos modelos de gestão de recurso...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q886490 Gestão de Pessoas
Os estudos sobre a evolução dos modelos de gestão de recursos humanos apontam para a transposição de uma abordagem tradicional e operacional para uma abordagem moderna e estratégica, ligando as políticas e as práticas da gestão de pessoas ao planejamento estratégico e às diretrizes de longo prazo da organização. Paralelamente, identifica-se uma forte
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ALTERNATIVA C)

 

A descentralização da área de gestão de pessoas trouxe consigo um dos principais paradigmas da atuação da área: responsabilidade de linha e função de staff (estafe). Tornou-se necessária a divisão das atividades de gestão de pessoas, sendo cada gestor responsável pelos recursos humanos alocados em seu departamento (responsabilidade de linha) e, para que essa atividade seja executada da melhor forma possível, a área de gestão de pessoas passa a atuar como órgão de assessoria e consultoria, para proporcionar aos gestores a devida orientação (regulamentos, normas e procedimentos) sobre como administrar seus profissionais (função de staff).

 

Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim

Responsabilidade de linha e função de staff

Responsabilidade de linha:

     >> Cada gestor/gerente é responsável pelos funcionários de seu departamento

Função Staff:

     >>Assessoria e consultoria, para proporcionar aos gestores a devida orientação (regulamentos, normas e procedimentos) sobre como administrar seus profissionais

a) estratificação dos setores de recursos humanos, com a criação de núcleos de RH nas áreas operacionais, visando definir as estratégias e ações pertinentes a cada um dos setores da organização. (ERRADO) Estratificar: Dividir, partindo de princípios hierárquicos​. Assim, não há uma estratificação, pois o RH não é dividido hierarquicamente, mas sim de forma descentralizada e integrada com a estratégia da organização.

 

 b) centralização das atividades de gestão de pessoas, alocando-se, em um mesmo departamento, as funções de seleção, capacitação, gerenciamento e avaliação de pessoal. (ERRADO) descentralização

 

 c) descentralização da área de gestão de pessoas, com a denominada responsabilidade de linha, alocada ao gestor e desvinculada da função de staff, esta sim sob a responsabilidade da área de RH. (CORRETA) A responsabilidade de linha é autonôma em relação à função de staff, embora o intuito é o trabalho integrado e em harmonia com a estratégia traçada pela cúpula. E a função de staff é responsabilidade do setor de RH, o qual a desepenha. 

 

 d) segregação entre função de staff, própria dos gestores em relação às suas equipes, e gestão de RH stricto sensu, que deve estar concentrada em órgão especializado e ligado diretamente à cúpula da organização. (ERRADA) Gestores em relação às suas equipes é da função de linha. O setor de RH na tendência da nova gestão é descentralizado. 

 

 e) valorização da área de gestão de pessoas, que passou a atuar de forma autônoma e hierarquicamente superior aos setores operacionais da organização, definindo os processos de trabalho aplicáveis. (ERRADA) Não é hierarquicamente superior.

ABORDAGEM TRADICIONAL X ABORDAGEM MODERNA
- enfoque operacional                 - enfoque estratégico;
- estabilidade                             - instabilidade/mudança;
- conservadorismo                     - inovação;
- ênfase na eficiência                 - ênfase na eficácia;
- centralização                           - descentralização.


GAB LETRA C

"Desvinculada" foi apelação, hein?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo