No Windows 10 versão 1803 e posteriores, a seção Proteção c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1782965 Noções de Informática
No Windows 10 versão 1803 e posteriores, a seção Proteção contra vírus e ameaças inclui configurações de acesso controlado a pastas, para impedir que aplicativos desconhecidos mudem arquivos em pastas protegidas, visando à proteção contra
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Prezados, a questão aborda conhecimentos pertinentes a Segurança da Informação, especificamente sobre Malware.

No Windows 10 versão 1803 e posteriores, a seção Proteção contra vírus e ameaças inclui configurações de acesso controlado a pastas, para impedir que aplicativos desconhecidos mudem arquivos em pastas protegidas, visando à proteção contra

Feita essa breve introdução ao assunto, passaremos a tratar da questão.

A) spam.
Errado. O Spam é uma mensagem não solicitada, contendo lixo eletrônico, publicidade em massa, caráter apelativo ou conteúdo inconveniente, dentre outros.
 
B) ransomware.
Certo. O ransomware é um malware que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário.

C) spyware.
Errado. O spyware é um malware que é projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. (Tipos de Spyware: keylogger, screenlogger, adware).

D) backdoor.
Errado. O backdoor é um malware que permite o retorno de um invasor a um equipamento comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

Gabarito do Professor: Alternativa B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para assinantes do Office 365 Home e o Office 365 Personal, a detecção de Ransomware notificará quando seus arquivos do OneDrive forem atacados e orientará você durante o processo de restauração dos arquivos. Para obter mais informações, consulte .

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/whats-new/whats-new-windows-10-version-1803

Os Malware, palavra proveniente de “Malicious Software”, são ameaças virtuais desenvolvidas com o intuito de executar atividades maliciosas em computadores e smartphones.

Spyware, ou Software Espião, é um tipo de malware cuja função é se infiltrar em sistemas computacionais, com o intuito de coletar informações pessoais ou confidenciais do usuário, sem o seu conhecimento, e as enviar ao invasor remotamente pela internet.

Dois tipos de Spywares são o keylogger e o screenlogger.

  • Keylogger: esse tipo de spyware é capaz de coletar, armazenar e enviar a criminosos todas as informações que são digitadas no teclado pelo usuário, como sites visitados, senhas, entre outras informações.
  • Screenlogger: é um tipo de spyware que tira prints (fotos) da tela do computador, informando onde o cursor do mouse é clicado, repassando informações sigilosas do usuário, como senhas, entre outros danos. Ele funciona de maneira similar ao keylogger, mas em vez de gravar as teclas digitadas, ele grava a tela do usuário.

O Backdoor, código malicioso conhecido também como Porta dos Fundos, ao infectar um computador, cria falhas nos sistemas de segurança do sistema, permitindo que outras ameaças virtuais invadam o sistema.

A sua atuação é focada na abertura das portas dos fundos do sistema computacional, permitindo que malware e invasores ingressem no sistema operacional da máquina, sem o conhecimento do usuário.

Ransomware

Essa ameaça virtual é capaz de sequestrar os documentos, arquivos e informações de um usuário, tornando-os inacessíveis, geralmente mediante criptografia, e apenas os liberando através de pagamento (ransom) da vítima. Além disso, ele também é capaz de impedir o acesso do proprietário ao seu equipamento infectado.

Uma maneira de amenizar os prejuízos causados por esse malware é realizar um backup regular dos seus arquivos, de modo que, caso um invasor os sequestre, haverá uma cópia desses documentos.

O SPAM é uma mensagem eletrônica que chega ao usuário sem a sua permissão ou sem seu desejo em recebê-lo. Geralmente são recebidas por e-mail, mas também podem circular pelas redes sociais ou comentários de blogs. O SPAM tem um fundo geralmente comercial, mas também pode assumir um viés criminoso.

Na maioria dos casos, a mensagem de SPAM promove algum produto ou serviço. Mas, em outras situações, ele tem o objetivo simplesmente de difundir histórias falsas, conhecidas como “hoax” ou conseguir os dados financeiros e pessoais dos usuários.

SPAM → mensagem eletrônico sem a sua permissão

RANSOMWARE → encripta dados, exige resgate

SPYWARE → coletor de informações

BACKDOOR → permite retorno futuro, pelas portas

não seria Edge??

GAB: B

Ransomware é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema ou certos arquivos e cobra um valor de “resgate” para que o acesso possa ser restabelecido. --> "Ranço de quem pede resgate". = RANSONWARE

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo