"Os dados mostram que os latino-americanos, estão cada vez ...
Nos termos da Norma Culta da Língua Portuguesa, pode-se afirmar que o emprego do termo "dada" no singular no trecho do texto lido acima implica em erro de concordância nominal.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado.
Creio que a alternativa está errada por que seria um caso de erro de concordância verbal e não nominal, uma vez que "dada" é o particípio do verbo "dar". Porém, ainda assim, o correto seria "dadas as circunstâncias", concordando em gênero e número com o substantivo que a que se refere, que seria circunstâncias.
Na minha opinião o item está correto.
O termo "dada" deveria concordar com o substantivo "as implicações", que está no plural. Assim, o correto seria "dadas as implicações" para que haja concordância nominal entre o particípio "dadas" e o substantivo no plural.
Não, o emprego do termo "dada" no singular no trecho "o que é preocupante dada as implicações psicológicas e físicas" implica em erro de concordância nominal.
O adjetivo "dado/dada" deve concordar em gênero e número com o substantivo a que se refere. No caso, "implicações" está no feminino plural, então a forma correta seria "dadas as implicações".
Portanto, a correção seria:
✔ "o que é preocupante dadas as implicações psicológicas e físicas que isto tem nas populações."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo