Além dos parâmetros físicos-geométricos associados aos alvos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2523785 Telecomunicações
Além dos parâmetros físicos-geométricos associados aos alvos, os parâmetros do sistema de aquisição (frequência, polarização, ângulos de visada e de incidência) também definem as condições para o imageamento por radar.

Sobre ângulos de visada, é correto afirmar que 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A: "a visada lateral é necessária para se evitar ambiguidades nos sinais recebidos pelas antenas-radar".

Para entender melhor esta questão, precisamos abordar alguns conceitos fundamentais sobre o imageamento por radar e a importância dos ângulos de visada.

O radar é uma ferramenta poderosa para o imageamento remoto e é muito utilizado em aplicações como vigilância, meteorologia e cartografia. Um dos aspectos críticos do radar é a forma como ele 'olha' para o objeto, ou seja, o ângulo de visada. Esse ângulo pode ser lateral ou ao nadir.

Visada lateral: É a configuração onde o radar observa o alvo em ângulos oblíquos, não diretamente abaixo. Essa abordagem ajuda a evitar ambiguidades nos sinais. As ambiguidades ocorrem quando diferentes partes do sinal se sobrepõem, dificultando a distinção de alvos próximos. Portanto, a visada lateral é essencial para minimizar tal problema.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

B: A visada ao nadir, que é quando o radar aponta diretamente para baixo, pode de fato contribuir para a ocorrência de ambiguidades. Isso porque alvos diretamente abaixo podem causar sobreposição de sinais.

C: A visada lateral pode, sim, acarretar distorções geométricas nas imagens de radar, conhecidas como distorções de perspectiva. Isso acontece quando o ângulo do radar em relação ao alvo cria uma representação menos precisa da escala.

D: As visadas lateral e ao nadir geram diferentes tipos de distorções geométricas. A visada lateral tende a esticar ou comprimir objetos devido ao ângulo de visão oblíquo, enquanto a visada a nadir pode resultar em sobreposição de sinais sem estiramento significativo.

E: A visada lateral não é exclusiva para imageamento por veículos aéreos não-tripulados (VANTs). É uma técnica comum a vários sistemas de radar, incluindo satélites e aeronaves tripuladas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo