A respeito da despesa pública, assinale a opção correta.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1782994 Administração Financeira e Orçamentária
A respeito da despesa pública, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata da DESPESA PÚBLICA.

Seguem comentários de cada alternativa:

A) Despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos prestados à sociedade (despesas correntes) ou para a realização de investimentos (despesas de capital).

Correta.

Observe o item 4.1 – Conceito, da pág. 67 do Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP):

“O orçamento é o instrumento de planejamento de qualquer entidade, pública ou privada, e representa o fluxo de ingressos e aplicação de recursos em determinado período.

Para o setor público, é de vital importância, pois é a lei orçamentária que fixa a despesa pública autorizada para um exercício financeiro. A despesa orçamentária pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para o funcionamento e manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade".

Segue o art. 12 da Lei n.º 4.320/64:

“Art. 12. A despesa será classificada nas seguintes categorias econômicas:

DESPESAS CORRENTES (DC): Despesas de Custeio e Transferências Correntes;
DESPESAS DE CAPITAL (DK): Investimentos, Inversões Financeiras e Transferências de Capital."

Portanto, a despesa pública representa a aplicação dos recursos arrecadados em serviços públicos prestados (classificados em Despesas Correntes) e, também, em investimentos (classificados em Despesas de Capital).

B) As despesas de exercícios anteriores (DEA) referem-se às dívidas reconhecidas no exercício corrente para as quais existe empenho, mas que não foram processadas no exercício anterior.

Incorreta.

art. 37 da Lei n.º 4.320/1964 dispõe que as despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os restos a pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondentepoderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.

Portanto, as despesas com DEA são reconhecidas no exercício, com dotação consignada no orçamento para atendê-las, ocorrendo os três estágios da execução da despesa nesse mesmo exercício em que for reconhecida.

Para efetuar o pagamento usando DEA, tem que empenhar, liquidar e pagar, pois DEA é uma dotação ORÇAMENTÁRIA, prevista na LOA. Então, DEA tem dotação própria e saldo financeiro para suportar a referida despesa no exercício em que for empenhada. Utiliza-se a arrecadação do orçamento vigente para pagar DEA.

C) Despesas correntes são destinadas à formação de um bem de capital, assim como à expansão das atividades do órgão.

Incorreta.

Observe o item 4.2.4.2. Categoria Econômica, da pág. 72 do MCASP:

“A despesa orçamentária, assim como a receita orçamentária, é classificada em duas categorias econômicas, com os seguintes códigos:

3 – Despesas Correntes
4 – Despesas de Capital

3 – Despesas Correntes

Classificam-se nessa categoria todas as despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

4 – Despesas de Capital

Classificam-se nessa categoria aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital".

Portanto, o correto são as Despesas de Capital serem destinadas à formação de um bem de capital, e NÃO as Despesas Correntes.

D) A dívida ativa corresponde à despesa que foi originada em exercício anterior e que está presente no orçamento corrente.

Incorreta.

De acordo com o item 5.1, pág. 352, MCASP:

5.1. INTRODUÇÃO

Dívida ativa é o conjunto de créditos tributários e não tributários em favor da Fazenda Pública, não recebidos no prazo para pagamento definido em lei ou em decisão proferida em processo regular, inscrito pelo órgão ou entidade competente, após apuração de certeza e liquidez. É uma fonte potencial de fluxos de caixa e é reconhecida contabilmente no ativoNão se confunde com a dívida pública, uma vez que esta representa as obrigações do ente público com terceiros e é reconhecida contabilmente no passivo".

Portanto, Dívida Ativa corresponde aos créditos a favor da Fazenda Pública, e NÃO à dívida pública.


Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) - CERTO - Conceito correto dado à despesa pública

B) - ERRADO - Art. 37. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.

C) - ERRADO - Despesas de Capital que formam um novo bem de capital, as Correntes apenas trazem a manutenção de serviços anteriormente criados.

D) - ERRADO - Art. 39. Os créditos da Fazenda Pública, de natureza tributária ou não tributária, serão escriturados como receita do exercício em que forem arrecadados, nas respectivas rubricas orçamentárias.

Dívida ativa corresponde a créditos a receber pela Fazenda Pública que não foram pagos na data em que venceram, são classificados no ativo e representam uma fonte potencial de fluxo de caixa (uma fonte potencial de receita). A dívida ativa dividi-se em tributária e não tributária.

Simplificadamente, a dívida ativa é contituída quando alguém deve ao Estado e não pagou na época certa, ou seja, ''deixou a conta vencer''.

Letra A – Correto – É justamente o conceito de despesa, que pela classificação por natureza está dividida entre correntes e de capital. 

Letra B – Errado – Na verdade, a DEA estava consignada no orçamento do exercício anterior, no qual havia empenho, suficiente ou não, mas também pode se referir a despesas reconhecidas apenas no exercício corrente.  

Letra C – Errado – A despesas correntes são destinadas a manutenção dos serviços públicos, ao passo que as despesas de capital é que são destinadas à formação de bens. 

Letra D – Errado – A dívida ativa se refere, na verdade, a uma dívida que não foi paga no prazo determinado e por isso o Estado inscreve o indivíduo como devedor.

Gabarito: A

A - Sim

B - As despesas de exercícios anteriores (DEA) referem-se às dívidas reconhecidas no exercício corrente para as quais existe empenho, mas que não foram processadas no exercício anterior.

Existe crédito próprio. Que é diferente de empenho. Empenho é estágio da execução da despesa. Portanto, as DEA são E,L e P no exercício.

C - Despesas correntes são destinadas à formação de um bem de capital, assim como à expansão das atividades do órgão.

De capital

D - A dívida ativa corresponde à despesa que foi originada em exercício anterior e que está presente no orçamento corrente.

Dívida ativa é crédito a favor da Fazenda Pública e não despesa.

restos a pagar: empenhadas, mas não pagas até 31/12.

Despesas do exercício anterior: gasta referente a um exercício pretérito, mas seu empenho e liquidação acontecerão no ano em que a despesa é reconhecida. É importante pontuar que há algumas semelhanças com o resto a pagar não processado, contudo divergem no tempo (ano) em que foi empenhada e liquidada. . Nesse o empenho deu-se em ano anterior, apenas a liquidação e o pagamento são efetivados posteriormente. Já na primeira, empenho e liquidação acontecem no ano em que foi reconhecida a despesa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo