A respeito da despesa pública, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) - CERTO - Conceito correto dado à despesa pública
B) - ERRADO - Art. 37. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.
C) - ERRADO - Despesas de Capital que formam um novo bem de capital, as Correntes apenas trazem a manutenção de serviços anteriormente criados.
D) - ERRADO - Art. 39. Os créditos da Fazenda Pública, de natureza tributária ou não tributária, serão escriturados como receita do exercício em que forem arrecadados, nas respectivas rubricas orçamentárias.
Dívida ativa corresponde a créditos a receber pela Fazenda Pública que não foram pagos na data em que venceram, são classificados no ativo e representam uma fonte potencial de fluxo de caixa (uma fonte potencial de receita). A dívida ativa dividi-se em tributária e não tributária.
Simplificadamente, a dívida ativa é contituída quando alguém deve ao Estado e não pagou na época certa, ou seja, ''deixou a conta vencer''.
Letra A – Correto – É justamente o conceito de despesa, que pela classificação por natureza está dividida entre correntes e de capital.
Letra B – Errado – Na verdade, a DEA estava consignada no orçamento do exercício anterior, no qual havia empenho, suficiente ou não, mas também pode se referir a despesas reconhecidas apenas no exercício corrente.
Letra C – Errado – A despesas correntes são destinadas a manutenção dos serviços públicos, ao passo que as despesas de capital é que são destinadas à formação de bens.
Letra D – Errado – A dívida ativa se refere, na verdade, a uma dívida que não foi paga no prazo determinado e por isso o Estado inscreve o indivíduo como devedor.
Gabarito: A
A - Sim
B - As despesas de exercícios anteriores (DEA) referem-se às dívidas reconhecidas no exercício corrente para as quais existe empenho, mas que não foram processadas no exercício anterior.
Existe crédito próprio. Que é diferente de empenho. Empenho é estágio da execução da despesa. Portanto, as DEA são E,L e P no exercício.
C - Despesas correntes são destinadas à formação de um bem de capital, assim como à expansão das atividades do órgão.
De capital
D - A dívida ativa corresponde à despesa que foi originada em exercício anterior e que está presente no orçamento corrente.
Dívida ativa é crédito a favor da Fazenda Pública e não despesa.
restos a pagar: empenhadas, mas não pagas até 31/12.
Despesas do exercício anterior: gasta referente a um exercício pretérito, mas seu empenho e liquidação acontecerão no ano em que a despesa é reconhecida. É importante pontuar que há algumas semelhanças com o resto a pagar não processado, contudo divergem no tempo (ano) em que foi empenhada e liquidada. . Nesse o empenho deu-se em ano anterior, apenas a liquidação e o pagamento são efetivados posteriormente. Já na primeira, empenho e liquidação acontecem no ano em que foi reconhecida a despesa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo