Quanto ao Teste de Antiglobulina Direto, analise as afirmati...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1837442 Biomedicina - Análises Clínicas
Quanto ao Teste de Antiglobulina Direto, analise as afirmativas a seguir.
I. Pode ser realizada em tubo ou em gel. II. Visa detectar se há ligação de imunoglobulinas e/ ou de moléculas do Sistema Complemento na superfície das hemácias. III. O chamado Soro de Coombs induz à aglutinação das hemácias no caso de teste positivo.
Está correto o que se afirma em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gab e

Teste de Antiglobulina Direto = Coombs direto = teste direto da antiglobulina

  • O teste direto de antiglobulina é usado principalmente para determinar se uma anemia hemolítica (tipo de anemia causado por destruição das hemácias) é provocada por anticorpos ligados a elas. Isso pode ocorrer em anemias hemolíticas autoimunes, em que a pessoa produz anticorpos contra suas próprias hemácias. fonte: encurtador.com.br/rtwCN
  • considerado um método simples para detectar a sensibilização in vivo de hemácias com IgG e/ou componentes do complemento, de acordo com o soro de antiglobulina humana utilizado (figura 1). Pode ser realizado pela técnica em tubo ou gel-teste(6). O método em tubo é realizado após a adição de hemácias a serem testadas, previamente lavadas com solução fisiológica por 3 vezes a 0,9%, e a adição do reagente de antiglobulina humana. A lavagem das hemácias é uma etapa fundamental, pois tem a finalidade principal de remoção de globulinas humanas e evitar a neutralização do soro de Coombs. (fonte: encurtador.com.br/xLMTW)
  • se aglutinar com soro coombs, o resultado é positivo

Alternativa: E

Vale lembrar:

Que o Teste da Antiglobulina Direta (TAD) permite detectar hemácias revestidas in vivo (hemácias sensibilizadas) do paciente, por imunoglobulinas e/ou frações do complemento (podem se ligar às hemácias in vivo ou in vitro e os anticorpos ligados a antígenos eritrocitários formam imunocomplexos capazes de ativar a via do complemento).

A realização do TAD depende do soro Antiglobulina Humana (AGH), que pode ser obtido a partir da sensibilização de animais com globulinas humanas e/ou anticorpos monoclonais. Soro monoespecíficos (anti-IgG, anti-IgM, anti-IgA, anti-C3, anti-C3d) e poliespecíficos (anti-IgG associado anti-C3d) são disponíveis comercialmente.

O TDA pode detectar de 100 a 400 moléculas de IgG por hemácia e de 350 a 1100 moléculas de C3d por hemácias.

( Fonte: Cartilha de Imuno-Hematologia Laboratorial/ Ministério da Saúde - https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/imuno_hematologia_laboratorial.pdf )

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo