No trecho “Ao lado de estruturas de agressividade, temos ca...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1932778 Português
Texto CG2A1

    A cultura dominante, hoje mundializada, se estrutura ao redor da vontade de poder que se traduz por vontade de dominação da natureza, do outro, dos povos e dos mercados. Os meios de comunicação levam ao paroxismo a magnificação de todo tipo de violência. Nessa cultura, o militar, o banqueiro e o especulador valem mais que o poeta, o filósofo e o santo. Nos processos de socialização formal e informal, ela não cria mediações para uma cultura da paz. Sem detalhar a questão, diríamos que por detrás da violência funcionam poderosas estruturas. A primeira delas é o caos sempre presente no processo cosmogênico. Viemos de uma imensa explosão, o big bang. E a evolução comporta violência em todas as suas fases. Em segundo lugar, somos herdeiros da cultura patriarcal que instaurou a dominação do homem sobre a mulher e criou as instituições do patriarcado assentadas sobre mecanismos de violência como o Estado, as classes, o projeto da tecnociência, os processos de produção como objetivação da natureza e sua sistemática depredação. Em terceiro lugar, essa cultura patriarcal gestou a guerra como forma de resolução dos conflitos. Sobre essa vasta base se formou a cultura do capital, hoje globalizada; sua lógica é a competição, e não a cooperação; por isso, gera guerras econômicas e políticas e, com isso, desigualdades, injustiças e violências. Todas essas forças se articulam estruturalmente para consolidar a cultura da violência que nos desumaniza a todos. A essa cultura da violência há que se opor a cultura da paz. Hoje ela é imperativa. É imperativa, porque as forças de destruição estão ameaçando, por todas as partes, o pacto social mínimo sem o qual regredimos a níveis de barbárie. Onde buscar as inspirações para a cultura da paz? A singularidade do 1% de carga genética que nos separa dos primatas superiores reside no fato de que nós, à distinção deles, somos seres sociais e cooperativos. Ao lado de estruturas de agressividade, temos capacidades de afetividade, compaixão, solidariedade e amorização. O ser humano é o único ser que pode intervir nos processos da natureza e copilotar a marcha da evolução. Ele foi criado criador. Dispõe de recursos de reengenharia da violência mediante processos civilizatórios de contenção e uso de racionalidade. Há muito que filósofos veem no cuidado a essência do ser humano. Tudo precisa de cuidado para continuar a existir. Onde vige cuidado de uns para com os outros desaparece o medo, origem secreta de toda violência, como analisou Freud.

Leonardo Boff. Cultura da paz. Internet: <edisciplinas.usp.br> (com adaptações)
No trecho “Ao lado de estruturas de agressividade, temos capacidades de afetividade, compaixão, solidariedade e amorização”, do texto CG2A1, o termo “amorização” constitui um tipo de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exigiu conhecimento em processo de formação de palavras. Vejamos:


No trecho “Ao lado de estruturas de agressividade, temos capacidades de afetividade, compaixão, solidariedade e amorização", do texto CG2A1, o termo “amorização" .


A) Correta.

Neologismo é a criação de uma palavra. A palavra do texto “amorização" é uma palavra recém criada que deriva de amor + ização e significa produzir amor.


B) Incorreta.

Arcaísmo é a utilização de palavras pouco usadas. Ex: Ceroula (cueca)


C) Incorreta.

Barbarismo é erro na gramática. Ex: Rubrica por rúbrica.


D) Incorreta.

Estrangeirismo é o uso de palavra estrangeira no nosso vocabulário. Ex: online, show, ok.


E) Incorreta.

Eufemismo é usar uma expressão para aliviar a outra. Ex: O rapaz passou dessa para melhor (morreu).


Gabarito: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra A.

Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativos ou não. 

Wikipédia

Resposta:Letra A

--------------------------------

#Neologismo

==> Criação desnecessária de palavras novas:

  • Seu bolo não está tão gostoso, mas está comível - "comível" não existe na língua portuguesa,temos para esse sentido a palavra "comestível".

--------------------------------

FONTE: Português esquematizado - Agnaldo Martino

eufemismo é a  usada para tornar um enunciado mais brando ou agradável e menos agressivo. É bastante utilizado em contextos que exigem moderação ou para falar de conteúdos fortes e polêmicos por meio de termos mais suaves e menos provocantes. Esse  é constantemente associado à polidez.

B) O arcaísmo linguístico é encontrado na fala que contém traços,  e léxicos que são conservadores e antigos na língua. Exemplos de palavras dicionarizadas e expressões que são consideradas como arcaísmos:

"Quiçá" (formado por alteração do antigo "qui sabe?"), substituído por “talvez”

“Vossa Mercê”, por “você”

C) Barbarismo é o erro de ,  ou uso de uma determinada palavra. Quando o erro é propositado, o barbarismo é uma , que pode ter função estética em uma  (por exemplo, ao se representar a fala corrente de uma personagem de baixa escolaridade em determinada história). Quando o uso é acidental, o barbarismo é um , pois a violação da norma culta dá-se por desconhecimento ou descuido, podendo comprometer a função comunicativa.

Pronúncia: "récorde" (o correto é a tonicidade no fonema "cor")

Grafia: "advinhar" (ausência da vogal "i" após a consoante "d")

Uso inadequado de homônimos ou parônimos: na frase, "A chuva interrompeu o tráfico de veículos", tráfico foi, incorretamente, usada no lugar da palavra "tráfego".

D) O  estrangeirismo é uma das possibilidades de barbarismo. É vício de linguagem quando se emprega palavras estrangeiras no lugar das , fora da linguagem da informática, da internet e do mundo dos negócios, por desprezo ou desconhecimento, ou quando utilizamos qualquer palavra com sentido que não lhe pertence por influência de outra língua.". O estrangeirismo enquanto figura de linguagem consiste no uso consciente de palavras estrangeiras com fins estéticos ou artísticos.

Depois do cocktail, ela me contou a verdade." (Cocktail no lugar de coquetel).

Vamos fazer um tour pela cidade." (Tour no lugar de passeio).

Fonte: Wikipédia

GAB. A

Neologismo: Criação desnecessária de palavras novas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo