Trabalhador de uma indústria metalúrgica, após cinco anos de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1844562 Segurança e Saúde no Trabalho
Trabalhador de uma indústria metalúrgica, após cinco anos de trabalho, teve diagnosticado início de perda auditiva induzida por ruído (PAIR). Trata-se de uma característica da PAIR:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - ser sempre do tipo neurossensorial, lesando na orelha interna as células do Órgão de Corti.

Vamos entender por que essa é a resposta correta. A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é uma condição que ocorre devido à exposição prolongada a altos níveis de ruído. A característica principal da PAIR é que ela é do tipo neurossensorial, o que significa que o dano ocorre na orelha interna, especificamente afetando as células sensoriais do Órgão de Corti. Estas células são responsáveis pela conversão das ondas sonoras em sinais elétricos que o cérebro pode interpretar.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

B - apresentar progressão significativa bilateralmente mesmo na exposição descontinuada: A PAIR geralmente não progride após a cessação da exposição ao ruído. A perda pode estabilizar, mas não continua a se deteriorar em casos de eliminação da fonte de ruído.

C - ser sempre bilateral, de tipo misto, evoluindo com padrões audiométricos distintos em cada um dos lados: A PAIR é tipicamente bilateral e neurossensorial, não mista. Quando falamos em perda auditiva mista, envolve componentes tanto condutivos quanto neurossensoriais, o que não é o caso da PAIR.

D - apresentar, inicialmente, perdas maiores nas frequências de 500, 1000 e 2000 hertz: A PAIR começa afetando as frequências mais altas, tipicamente entre 3000 a 6000 Hz. As frequências mencionadas na alternativa (500, 1000 e 2000 Hz) normalmente não são as que primeiro apresentam perda na PAIR.

E - produzir perda auditiva tipo neurossensorial profunda, reversível se cessada a exposição: A perda auditiva neurossensorial causada por ruído é irreversível. Enquanto a progressão pode ser interrompida com a cessação da exposição ao ruído, o dano já existente não pode ser revertido.

Compreender as características e particularidades da PAIR é essencial para profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho, já que a prevenção e o controle da exposição ao ruído são de extrema importância na proteção da saúde auditiva dos trabalhadores.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PAIR / PAIRO : Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é a perda provocada pela exposição, por tempo prolongado, ao ruído.

Pontos que caem em concursos, sabendo esses já resolve tudo:

• É sempre neurossensorial, uma vez que há lesão é no órgão de Corti da orelha interna (degeneração das células ciliadas do órgão de Corti).

• Geralmente é bilateral, com padrões similares. Em algumas situações, há diferenças entre os graus de perda das orelhas.

• É irreversível e progressiva com o tempo de exposição sistemática ao ruído. Mas a sua progressão cessa com o fim da exposição ao ruído intenso (isso quer dizer que, afastando a pessoa do ruído, vai parar de progredir, mas ela não voltar a ouvir como antes, pois é irreversível, só não vai fazê-la piorar, atenção nisso!)

• A presença de PAIR não torna a orelha mais sensível ao ruído; à medida que aumenta o limiar, a progressão da perda se dá de forma mais lenta.

A perda tem seu início e predomínio nas frequências de 3, 4 ou 6 kHz, progredindo, posteriormente, para 8, 2, 1, 0,5 e 0,25 kHz (lembrando que kHz e 1000Hz é a mesma coisa, então pode aparecer 3000 Hz, 4000 Hz ou 6000 Hz, também está correto).

• Em condições estáveis de exposição, as perdas em 3, 4 ou 6 kHz geralmente atingirão um nível máximo, em cerca de 10 a 15 anos.

• O trabalhador portador de PAIR pode desenvolver intolerância a sons intensos, queixar-se de zumbido e de diminuição de inteligibilidade da fala, com prejuízo da comunicação oral.

Geralmente, não produzir perda maior que 40dB(NA) nas frequências baixas e que 75dB(NA) nas altas. 

Fonte: vários materiais e livros de pesquisa científica que li durante anos na minha preparação para concursos, podem ficar tranquilos!

Maios informações, segue lá no Instagram: @sstconcursos

Abraços e bons estudos =D

Bacana essas dicas, porém acabei de errar uma questão que o gabarito é que a PAIR torna a orelha mais sensível com o passar do tempo...

Gabarito: A

Complemento!

A maior característica da PAIR é a degeneração das células ciliadas do órgão de corti ( ouvido interno), para qual não há tratamento eficaz e não há possibilidade de melhora mesmo após o afastamento ao trabalho (protocolo de PAIR/MS, 2006)

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_perda_auditiva.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo