As manifestações patológicas nas construções podem ser repre...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: UNITINS Órgão: AFTO Prova: UNITINS - 2023 - AFTO - Analista de Avaliação |
Q2436249 Arquitetura

As manifestações patológicas nas construções podem ser representadas desde uma redução no valor do imóvel até a necessidade de intervenções estruturais severas. A respeito das patologias comumente observadas nas edificações, podemos afirmar que:


I. cobrimento da armadura em uma peça de concreto armado tem como função coibir processos deletérios no aço e deve ser dimensionado considerando a agressividade do ambiente em que a peça está inserida;

II. ocorrência de trincas e fissuras nas quinas de aberturas de portas e janelas pode indicar ausência de vergas e contravergas;

III. utilização de metal de sacrifício é uma técnica que pode ser empregada para se evitar a corrosão de estruturas metálicas;

IV. ação deletéria de micro e macro-organismos nas madeiras pode ser retardada com processos de tratamento que preenchem os vazios das peças com fluidos preservativos.


É correto o que se afirma em

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - I, II, III e IV.

Vamos analisar e justificar cada afirmação apresentada na questão para garantir a compreensão completa dos conceitos envolvidos nas patologias das construções.

I. Cobrimento da armadura em uma peça de concreto armado:

A função principal do cobrimento é proteger a armadura de aço contra a corrosão e o fogo. Para isso, o dimensionamento do cobrimento deve considerar a agressividade do ambiente (conforme a NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento). Ambientes mais agressivos exigem um maior cobrimento para garantir a durabilidade da estrutura.

II. Trincas e fissuras nas quinas de aberturas:

Fissuras nessas regiões frequentemente indicam a ausência ou inadequação de vergas e contravergas. Estas são elementos estruturais que distribuem as cargas acima das aberturas, prevenindo concentrações de tensão que levam a fissurações.

III. Utilização de metal de sacrifício:

Esta técnica, conhecida como proteção catódica, é eficaz na prevenção de corrosão em estruturas metálicas. Um material com potencial eletroquímico mais negativo (metal de sacrifício) é acoplado ao metal a ser protegido, corroendo-se no lugar deste.

IV. Ação deletéria de micro e macro-organismos nas madeiras:

O tratamento de madeira com preservativos é uma técnica bem estabelecida para proteger contra o ataque biológico. Produtos como CCA (cobre, cromo e arsênio) são usados para penetrar nos vazios da madeira e aumentar sua durabilidade.

Com base nessas justificativas, a alternativa E está correta, pois todas as afirmativas estão de acordo com práticas e conceitos reconhecidos na área de tecnologia das construções.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A utilização de metal de sacrifício é uma técnica empregada para proteger estruturas metálicas contra a corrosão. Consiste em adicionar um metal mais reativo (o metal de sacrifício) próximo à estrutura principal, de modo que este metal seja corroído em vez da estrutura principal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo