Quanto às características da reação antígeno-anticorpo, anal...
I. A interação entre um anticorpo e o epítopo do seu antígeno é covalente e irreversível, podendo ser rompida apenas com detergentes ou grandes variações de pH. II. Entende-se por avidez a força resultante de interações múltiplas entre uma única molécula de anticorpo e os epítopos de um antígeno. III. A afinidade varia de acordo com cada classe de imunoglobulina e expressa o somatório das forças de ligação entre todas as porções Fab de um anticorpo e os epítopos de um antígeno complexo.
Está correto o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I - A interação entre um anticorpo e o epítopo do seu antígeno é não-covalente e reversível.
.II - A afinidade expressa o somatório das forças de atração e repulsão entre uma porção Fab de um anticorpo e um epítopo de um antígeno complexo
A avidez é o somatório de força de ligação entre os sítios de ligação de um anticorpo polivalente e um antígeno com vários epítopos.
Afinidade é o somatório de forças de interação e repulsão entre um epítopo e um sítio de ligação.
A avidez é mais relevante no contexto fisiológico, visto que de forma geral os anticorpos podem ser multivalentes, por apresentarem pelo menos dois sítios de ligação e os antígenos possuem mais de um epítopo para ligação do anticorpo.
A interação entre um anticorpo e seu antígeno pode ser rompida por altas concentrações de sal, pH extremo, detergentes e, algumas vezes, por competição com altas concentrações do próprio epítopo puro A ligação é, portanto, uma interação não covalente reversível
A interação de um AC e AG não é covalente e irreversível. Mas podem ser por ligações mais fracas , como as não covalentes.
A avidez é definida como a soma das afinidades individuais entre todas as porções Fab de um anticorpo e os epítopos de um antígeno complexo. Em outras palavras, a avidez representa a força total da interação entre um anticorpo e um antígeno, levando em consideração todas as interações entre as múltiplas porções Fab e os diferentes epítopos. A III estaria definindo avidez e não afinidade.
Já que a afinidade se refere à força de ligação entre uma única porção Fab e um único epítopo, a avidez leva em conta a contribuição combinada de todas as interações das porções Fab com os epítopos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo